Topo

Copa 2018

Vagas à disposição: Tite abre último teste antes de definir lista da Copa

Tite concede entrevista em Lille na véspera de amistoso da seleção brasileira contra o Japão - Pedro Martins/Mowa Press
Tite concede entrevista em Lille na véspera de amistoso da seleção brasileira contra o Japão Imagem: Pedro Martins/Mowa Press

João Henrique Marques e Pedro Ivo Almeida

Do UOL, em Lille (França)

09/11/2017 20h00

Ainda restam sete meses para a Copa do Mundo e, neste intervalo de tempo, serão quatro amistosos antes da divulgação da lista final de convocados da seleção brasileira para o Mundial. Só que o jogo desta sexta-feira (10) contra o Japão, o primeiro da série na Europa, é também o último repleto de grandes testes para aqueles que ainda sonham em pegar uma das vagas abertas para a Rússia.

Tite mudou até sua estratégia. Se antes evitava muitas alterações para não perder sua estrutura de jogo, desta vez, no estádio Pierre-Mauroy, em Lille (França), abriu os testes. Serão seis mudanças em relação ao time titular – só uma por lesão.

As dúvidas são cada vez mais claras, mas as respostas não surgem na mesma velocidade. Na direita, Danilo ganha sua primeira chance e tenta agarrar a oportunidade na reserva ainda sem dono de Daniel Alves. Na zaga, Thiago Silva e Jemerson estão consolidados para a Rússia, mas buscam fazer sombra aos poupados Miranda e Marquinhos.

Do meio para frente, com Fernandinho e Giuliano entrando, estão as maiores dúvidas. É provável ainda que Tite teste mudanças no ataque ao longo do duelo contra o Japão.

O setor ofensivo é a maior preocupação. Faltam peças de destaque no banco de reservas com capacidade para mudar e decidir uma partida. Ainda que Willian se consolide, Neymar e Gabriel Jesus não tem nomes à altura no banco. Douglas Costa, após perder uma série de convocações por lesões, tenta enfim aproveitar a brecha.

Após o duelo contra o Japão, a ideia da comissão técnica é minimizar esses testes e ter força máxima para os jogos contra Inglaterra (dia 14) e Rússia e Alemanha (em março de 2018). “Precisamos consolidar o time nas poucas chances que tempos”, defende Tite.

“Simulado” para a Copa

Teste para os jogadores, o jogo desta sexta também será um desafio para Tite, que deixará de lado os duelos contra a escola sul-americana e enfrentará seleções de outros perfis já em um continente de Copa do Mundo.

“Já estamos vivendo isso, amanhã temos de simular um jogo de Mundial. É uma nova etapa. Precisamos ter excelência nesse novo momento. Conversei muito com os atletas, falei do desempenho que tivemos e do que precisamos nessa situação a partir de agora”, comentou o técnico.

Do outro lado, uma seleção com características bem definidas por Tite.

“Muda a característica dos jogos que tivemos na América do Sul. Agora é uma equipe de maior mobilidade, sai da ação defensiva para a ofensiva com velocidade, tem pivô de infiltração para os de trás, tem jogo apoiado, muita triangulação. Características diferentes de equipe para mantermos nível alto de desempenho, nos ajustando ao adversário”, completou o comandante brasileiro.

Além da novidade de Europa e jogo com cara de Copa, outro fato já utilizado no ambiente de competições Fifa será notado nesta quinta: a utilização do árbitro de vídeo. O recurso também estará presente no teste da próxima semana, contra a Inglaterra, em Londres.

JAPÃO x BRASIL

Data e horário: 10/11/2017 (sexta-feira), às 10h (de Brasília)
Local: Estádio Pierre-Mauroy, em Lille (França)
Árbitro: Benoit Bastien (França)
Auxiliares: Hicham Zakrani e Frédéric Haquette (ambos da França)
Árbitro de vídeo: Nicolas Rainville, auxiliado por Amaury Delerue (ambos da França)
Transmissão na TV: Globo e Sportv

Japão
Kawashima; Hiroki Sakai, Yoshida, Shoji e Nagatotomo; Yamaguchi, Hasebe, Ideguchi (Nagasawa); Haraguchi, Osako e Inui
Técnico: Vahid Halilhod?i?

Brasil
Alisson; Danilo, Jemerson, Thiago Silva e Marcelo; Casemiro, Fernandinho, Giuliano, Willian e Neymar; Gabriel Jesus
Técnico: Tite

Copa 2018