Topo

Copa 2018

Mais que teste: Tite ensaia mudanças definitivas com T. Silva e Fernandinho

Thiago Silva domina bola na seleção; zagueiro agrada a Tite, que quer arrumar espaço para ele no time titular - Pedro Martins/ MoWa Press
Thiago Silva domina bola na seleção; zagueiro agrada a Tite, que quer arrumar espaço para ele no time titular Imagem: Pedro Martins/ MoWa Press

João Henrique Marques e Pedro Ivo Almeida

Do UOL, em Lille (França)

09/11/2017 04h00

A escalação para o amistoso contra o Japão, na próxima sexta-feira (10), reforça o desejo de Tite de realizar testes na seleção brasileira nos jogos que restam antes da Copa do Mundo de 2018. Com cinco novidades, além de Willian na vaga do lesionado Philippe Coutinho, o treinador mudou mais da metade da equipe para o compromisso em Lille (França). Algumas trocas, no entanto, são mais que simples testes.

Enquanto Danilo, Jemerson e Giuliano buscam vagas como reservas na lateral direita, zaga e meio campo, respectivamente, Thiago Silva e Fernandinho já estão garantidos no grupo para a Copa do Mundo de 2018 e surgem como possibilidades reais de assumirem as posições na equipe titular.

Hoje, ambos são desejos de Tite no time principal, mas o treinador ainda estuda como mexer suas peças. A ideia inicial é sacar Marquinhos para ter Thiago e trocar Renato Augusto por Fernandinho. Os movimentos, no entanto, são delicados.

Marquinhos assumiu a titularidade no início da era Tite e segurou a “bronca” nas Eliminatórias, consolidando, ao lado de Miranda, a defesa como uma das melhores da atualidade. Ainda assim, a comissão técnica quer ver Thiago Silva no time principal.

No meio, Renato teve um bom início com Tite, mas oscilou nas últimas partidas. Nada que justificasse uma barração. A fase de Fernandinho no Manchester City, no entanto, alimenta uma troca que já foi, inclusive, citada por Tite em coletivas.

Após a avaliação contra o Japão, algumas respostas de Tite poderão ser conferidas no duelo do próximo dia 14, contra a Inglaterra, em Londres. A comissão técnica pretende usar força máxima no último compromisso do ano, já esboçando o time titular para o início de 2018.

Sem opção definida no ataque

Enquanto estuda mudanças na zaga e no meio, Tite não pensa em mexer no poderoso ataque que tem Neymar e Gabriel Jesus. A dor de cabeça no setor está no banco de reservas. Ainda sem opções definidas, o treinador nem sequer testou algum nome para o jogo de sexta-feira.

Com Roberto Firmino um pouco à frente na briga por uma vaga na Copa, Diego Souza, Taison e Douglas Costa duelam pelo espaço no setor. Todos, no entanto, ainda não convenceram Tite a realizar um teste desde o primeiro dos 90 minutos.

Copa 2018