Processo de escolha da sede da Copa-2026 terá voto aberto de confederações
A Fifa disponibilizou nesta terça-feira o guia para abertura de processo da escolha da sede da Copa do Mundo de 2026. Será a primeira edição do torneio em novo formato, com 48 participantes.
As recomendações aos países postulantes a receber o evento foram definidas em 27 de outubro, durante reunião do Conselho da entidade em Calcutá, na Índia.
A apostila, com 35 páginas e elaborada em quatro idiomas (inglês, alemão, espanhol e francês), explica como serão as etapas de escolha da sede da Copa de 2026 e traz um capítulo dedicado à lisura do processo de votação, um reflexo dos recentes escândalos de corrupção envolvendo a Fifa e seus integrantes, alguns deles detidos, como José Maria Marin, ex-presidente da CBF, que está sendo julgado nos Estados Unidos.
Uma das principais medidas tomadas pela Fifa para o processo é mudar a votação. Antes, ela era fechada e feita por membros do Comitê Executivo. Agora, todos os 211 filiados terão direito a voto e eles serão abertos.
Os postulantes terão até 16 de março de 2018 para cumprir as etapas de inscrição. Em junho, o Conselho da Fifa analisará as candidaturas e definirá quais países irão à votação final, prevista para o dia 13 de junho, em congresso da entidade.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.