Topo

Copa 2018

Revista põe Ronaldo em 2002 na lista de cabelos mais icônicos das Copas

Juca Varella/Folha Imagem
Imagem: Juca Varella/Folha Imagem

Do UOL, em São Paulo

05/06/2018 13h48

As Copas do Mundo não são apenas palco de grandes jogos. O evento, transmitido para vários países, também vira tendência de cortes de cabelo produzidos pelos atletas. E um dos visuais mais icônicos da história dos Mundiais pertence a um grande astro brasileiro.

Nesta terça-feira (5), a revista inglesa FourFourTwo colocou o cabelo usado por Ronaldo na Copa do Mundo de 2002 como o quarto mais icônico da história do torneio. O estilo 'Cascão', personagem da Turma da Mônica, deu sorte ao Brasil e ao próprio jogador. O camisa 9 fez 6 gols no Mundial e foi o principal jogador da seleção no penta conquistado em Yokohama, no Japão.

Veja os 10 cabelos mais icônicos da Copa

  • 10. David Beckham (Inglaterra) - 2006

    Além de um dos principais jogadores da Inglaterra, David Beckham sempre atuou como modelo de inspiração para homens em seu país. O corte do ex-meia usado na Copa de 2006 virou tendência no Reino Unido, inspirando até idosos, segundo a revista.

  • 9. Arturo Vidal (Chile) - 2014

    O moicano em "três camadas" usado por Arturo Vidal na Copa do Mundo de 2014 também chamou a atenção dos especialistas. A revista comparou o estilo do volante chileno a uma caixa para cartas com uma escova de pelúcia acima da cabeça.

  • 8. Kyle Beckerman (EUA) - 2014

    Sem querer entrar na polêmica sobre dreadlocks serem usados por pessoas brancas como forma de apropriação cultural, a revista citou até o personagem de Piratas do Caribe Jack Sparrow para dizer que o corte de Beckerman não era dos mais bonitos. A FourFourTwo diz que o volante parecia um "líder de uma oficina de bongôs e marionetes" e "vendedor de maconha de baixa qualidade para adolescentes". Sem os dreads, eles colocam o jogador americano como um sósia do tenista Andy Murray.

  • 7. Paul Breitner (Alemanha Ocidental) - 1982

    Relembrando o apelido de Der Afro, dado a Breitner na Copa de 1982, a revista diz que o alemão chegou a causar uma confusão com uma empresa de perfumes, e que sua barba ficou tão espessa que causou problemas dermatológicos em seu rosto.

  • 6. Chris Waddle (Inglaterra) - 1990

    Jogadores de boas passagens por Newcastle, Tottenham e Olympique de Marselha, Chris Waddle ficou mais emblemático no mundo do futebol pelos 'mullets', um tipo de corte deixa o cabelo mais volumoso no topo e nos cantos inferiores. A revista fez uma alusão a um pônei ao relembrar os jogos do ex-ponta esquerda na Copa de 1990.

  • 5. Rene Higuita (Colômbia) - 1990

    Chamando o ex-goleiro de El Loco, a revista alerta de não ser muito legal zombar das madeixas do ex-goleiro por ele ter sido preso em 1994 por envolvimento em um sequestro e também ser amigo do ex-traficante Pablo Escobar. Mesmo assim, a FourFourTwo compara o colombiano à cantora de jazz Diana Ross. Com exceção feita ao bigode, claro.

  • 4. Ronaldo (Brasil) - 2002

    Para explicar o estilo 'Cascão', a revista relembra uma entrevista em 2017 do próprio Ronaldo, que justificou o corte triangular na altura da testa para distrair o público de suas lesões no joelho. "Eu ia treinar e todo mundo viu meu cabelo. Todos se esqueceram da lesão. Eu poderia ficar mais relaxado e focado no meu treinamento. Eu não gostava do cabelo em si, ele era muito estranho. Mas foi uma boa maneira de mudar de assunto", afirmou o Fenômeno na ocasião.

  • 3. Roberto Baggio (Itália) - 1994

    Mesmo que Baggio fosse budista, a FourFourTwo relembrou que os cachos amarrados do italiano na Copa de 1994 fizeram com que seu rabo de cavalo fosse chamado de "divino". A única lamentação da revista foi quando o ex-atacante resolveu dar um fim no corte em 1997. "Uma pena".

  • 2. Carlos Valderrama (Colômbia) - 1994

    Além de Ronaldo, outro brasileiro foi lembrado na lista. David Luiz foi comparado a Carlos Valderrama, mas o ex-meia colombiano conquistou a segunda posição no ranking pela combinação do bigode com os "tons caninos de seu permanente corte loiro".

  • 1. Taribo West (Nigéria) - 1998

    O primeiro colocado na lista não poderia ser ninguém diferente de Taribo West. Agora pastor, o ex-zagueiro teve seu corte com dois coques de trancinhas comparados ao do cantor Keith Flint, da banda Prodigy, famosa nos anos 1990. A revista chamou o estilo do nigeriano de "majestoso".

Copa 2018