Topo

Copa 2018

"Clube dos 5": conheça o quinteto que já jogou com Messi e Maradona

10/05/2018 04h00

Um conquistou a segunda Copa do Mundo da Argentina e fez um dos gols mais bonitos da história da competição. Outro foi vice em 2014 e hoje é a maior esperança de sua seleção. Maradona é 27 anos mais velho que Messi e, por isso, eles nunca jogaram juntos. Mas cinco jogadores podem se orgulhar de terem atuado com os dois maiores camisas 10 da Argentina.

Os cinco privilegiados são argentinos, estiveram na seleção e disputaram Copas do Mundo. E todos já estão aposentados. São eles: Riquelme, Verón, Abbondanzieri, Palermo e Kily González.

Clube dos 5

  • Photogamma/Getty Images

    Juan Román Riquelme

    Riquelme foi companheiro de Maradona no Boca Juniors e disputou o jogo de despedida do ídolo, em 1997, em vitória por 2 a 1 sobre o River Plate, fora de casa. Riquelme, inclusive, substituiu Maradona na partida. Com Messi, participou da Copa do Mundo de 2006. Ele era o dono da camisa 10 que hoje é usada por Leo.

  • Juan Sebastián Verón

    Estava em início de carreira quando foi companheiro de Maradona durante seis meses no Boca Juniors. Com Messi, a relação foi mais duradoura: disputaram juntos a Copa América de 2007 e a Copa do Mundo de 2010, quando foram até companheiros de quarto na África do Sul. Na época, o técnico da seleção era justamente Maradona.

  • Roberto Abbondanzieri

    Era um jovem em início de carreira quando jogou quase um ano no mesmo Boca Juniors de Maradona. Com Messi, foi o oposto: o goleiro era veterano quando o então jovem destaque do Barcelona chegou à seleção. Do "Clube dos 5", é o que tem mais partidas com Messi, totalizando 29. Ao "La Nación", definiu Maradona e Messi como "anormais" em campo.

  • Phil Cole/Getty Images

    Martín Palermo

    Quando chegou ao Boca em 1997, lá estava Maradona, seu ídolo. E Palermo pôde dar um presente a ele: foi do centroavante o gol da vitória sobre o River na despedida oficial de Maradona. Com Messi, a convivência foi na seleção argentina. Juntos, eles disputaram a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul. O único gol de Palermo em Copas, inclusive, foi em rebote de chute de Messi.

  • Mike Hewitt/Getty Images

    Kily González

    Chegou ao Boca Juniors em 1995 a pedido de Maradona, que havia acertado seu retorno ao clube "xeneize". Foram companheiros até o ano seguinte, quando Kily se transferiu para o Zaragoza, da Espanha. Já com Messi a parceria se deu na seleção. Eles atuaram juntos nas eliminatórias para a Copa da Alemanha, em 2006, mas Kily ficou fora da convocação final.

Copa 2018