Ministro Aldo Rebelo (2º da esq. para dir.) visitou as obras do Mineirão nesta segunda-feira
O ministro dos esportes, Aldo Rebelo, que visitou as obras do Mineirão e participou da inauguração de um complexo de viadutos próximo ao estádio, disse nesta segunda-feira que a capital mineira se consolida a cada dia não só como sede da Copa do Mundo de 2014, mas como uma das cidades que receberá a Copa das Confederações em 2013.
“Eu creio que Minas deu um passo a mais, porque inclusive o projeto do Mineirão não é uma construção completa de um novo estádio, uma parte de estrutura já tombada foi mantida. A inauguração de obras de acesso ou de mobilidade urbana, como esse complexo de viadutos que nós inauguramos, somou-se que o estado está muito avançado e isso nos dá bastante tranquilidade pela importância que tem Belo Horizonte não apenas para a Copa, mas também para a Copa das Confederações”, afirmou Aldo Rebelo.
O complexo de viadutos, que alivia o nas proximidades do Mineirão, faz parte do PAC Mobilidade/Copa e liga as avenidas Antônio Abraão Caram, que dá acesso ao estádio, e Presidente Antônio Carlos. Os recursos foram disponibilizados pelos governos federal, estadual e municipal. Foram investidos R$ 34 milhões e meio nas obras e as desapropriações custaram cerca de R$ 18 milhões.
“Dão acesso direto os viadutos ao estádio do Mineirão, creio que estamos de fato dentro do cronograma de preparação do país para a Copa do Mundo”, observou Aldo Rebelo. As obras do Mineirão serão concluídas no final de 2012. A reinauguração do estádio da Pampulha está prevista para ocorerrer em dezembro.
O complexo foi batizado de José Alencar em homenagem ao ex-vice-presidente do Brasil, que faleceu em março deste ano. A viúva Marisa Gomes da Silva esteve presente na cerimônia de inauguração, realizada no dia em que Belo Horizonte completou 114 anos.
“Essa obra (viadutos) é um marco importante na nossa tarefa de preparar Belo Horizonte para preparar para a Copa das Confederações e Copa do Mundo. Não só pelo acesso melhor ao Mineirão, mas que vai favorecer todo o tráfego aqui, a Universidade Federal, o aeroporto da Pampulha, o complexo e todos os bairros vizinhos”, destacou o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda.