Autoridades mineiras esperam garantir semifinal da Copa de 2014 no Mineirão
Um dos representantes da capital mineira no evento da Fifa, nesta quinta-feira, durante o anúncio das datas da Copa do Mundo de 2014, o presidente do Comitê Executivo Municipal da Copa do Mundo, Tiago Lacerda, considera que a sede da abertura do Mundial é um “capítulo à parte”, reconhece a força de São Paulo e revela a torcida pela escolha do Mineirão para receber um dos jogos válidos pela semifinal.
“Estamos muito confiantes que Belo Horizonte será uma das sedes da Copa das Confederações em 2013 e saberemos quais os jogos que teremos em Belo Horizonte, com o papel de destaque que tenho certeza teremos nos dois torneios, lembrando sempre que a Copa das Confederações é o quarto maior evento esportivo do planeta. A gente tem que valorizar muito o que vier, tanto sendo sede quanto os jogos que teremos em 2013”, disse Tiago Lacerda, em entrevista à Rádio Itatiaia.
Classificando de especulação qualquer fala sobre locais de jogos da seleção brasileira na primeira fase do Mundial de 2014, Tiago Lacerda diz ainda acreditar que o Mineirão possa abrigar um dos três jogos iniciais do Brasil, mas garante que ficará muito satisfeito com a confirmação de uma semifinal.
“A questão da abertura é um assunto à parte. Os nossos projetos de modernização do Mineirão, de melhoria da mobilidade urbana, de expansão da rede hoteleira, são projetos importantes para o dia a dia da cidade, e nos credenciaram a pleitear o jogo de abertura. Agora, se abertura virá para Belo Horizonte ou vai para São Paulo saberemos nesta quinta-feira. Nós sabemos da importância de São Paulo no contexto econômico, financeiro e do futebol”, disse.
Para Tiago Lacerda, a confirmação de uma semifinal em Belo Horizonte seria a garantia de um grande jogo. “Uma semifinal de Copa do Mundo, com 32 seleções, temos certeza que será grande jogo. E quem sabe poderemos ter a semifinal ou a final da Copa das Confederações”, destacou.
Para o presidente do Comitê Executivo Municipal da Copa do Mundo, um fator importante é saber, no anúncio desta quinta-feira, o número de jogos somados que serão realizados em Belo Horizonte somando-se a Copa das Confederações, em 2013, e a Copa do Mundo, em 2014. “Acredito em oito jogos somando 2013 e 2014”, observou.
Além de Thiago Lacerda, Minas Gerais está representada em Zurique pelo secretário de Estado Extraordinário da Copa do Mundo (Secopa), Sérgio Barroso. A Prefeitura de Belo Horizonte apresenta, nesta quinta-feira, no seu salão nobre, a transmissão da cerimônia da FIFA de anúncio das tabelas da Copa das Confederações 2013 e da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014.