UOL esporte

  • http://esporte.uol.com.br/futebol/copa-2014/ultimas-noticias/2011/10/19/ronaldo-e-andres-verao-do-itaquerao-anuncio-de-calendario-da-copa-diz-jornal.htm
  • Ronaldo e Andrés verão do Itaquerão o anúncio de calendário da Copa, diz jornal
  • 24/04/2024
  • UOL Esporte - Futebol
  • UOL Esporte
  • @UOLEsporte @UOL
  • 2
Tamanho da letra
19/10/2011 - 12h23

Ronaldo e Andrés verão do Itaquerão o anúncio de calendário da Copa, diz jornal

Do UOL Esporte
Em São Paulo

A certeza é tão grande de que São Paulo abrigará a abertura da Copa do Mundo de 2014 que a festa já estará armada no Itaquerão nesta quinta-feira, quando a Fifa anuncia o calendário do Mundial e da Copa das Confederações de 2013. Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, Ronaldo e o presidente corintiano Andrés Sanchez assistirão ao evento no terreno do futuro estádio, assim como o governador Geraldo Alckmin e o prefeito Gilberto Kassab. Todos devem conceder entrevista coletiva após o anúncio.

No calendário a ser divulgado pela Fifa em Zurique, na Suíça, o país será divido em áreas, considerando zonas climáticas, fuso horários diferentes, e agrupando as seleções em regiões específicas durante a Copa, considerando o gargalo de transporte e aeroportos no Brasil. "Os torcedores precisam chegar aos jogos'', argumenta um funcionário da entidade máxima do futebol.

Com tantas variáveis, a CBF chegou a elaborar 57 versões do calendário do Mundial nos últimos meses. Outro entrave foi o número acima do desejado pela Fifa de sedes. O Brasil insistiu em ter 12 cidades no programa da Copa, enquanto a Fifa preferia ter no máximo dez. Questões políticas, porém, pesaram para que a competição se espalhasse pelo país.

Três horários diferentes devem ser estabelecidos para o programa da Copa. Em São Paulo e na Região Sul, a ideia é ter jogos apenas durante o dia, para evitar as possíveis noites geladas de inverno. Já no Norte e Nordeste, cidades como Fortaleza (que deve abrigar um jogo da seleção brasileira na primeira fase), Recife, Cuiabá e Manaus só terão partidas à noite, por causa do calor durante o dia.

No anúncio oficial desta quinta, além do programa para o Mundial, também serão definidas as cinco sedes da Copa das Confederações. Enquanto São Paulo aparece como favorita para abrir a Copa no Brasil, a cidade e o Itaquerão devem ficar de fora da competição que serve como teste para o Mundial.

Placar UOL no iPhone