UOL esporte

  • http://esporte.uol.com.br/futebol/copa-2014/ultimas-noticias/2011/09/16/reuniao-define-inicio-da-obras-da-arena-da-baixada-para-outubro.htm
  • Obras na Arena da Baixada começam em 1º de outubro, afirma secretário
  • 06/12/2024
  • UOL Esporte - Futebol
  • UOL Esporte
  • @UOLEsporte @UOL
  • 2
Tamanho da letra
Estádio Arena da Baixada, que teve cronograma oficial das obras definido

Estádio Arena da Baixada, que teve cronograma oficial das obras definido

16/09/2011 - 11h32

Obras na Arena da Baixada começam em 1º de outubro, afirma secretário

Do UOL Esporte
Em Curitiba

Faltando mil dias para o início da Copa do Mundo no Brasil, as obras na Arena da Baixada ainda não começaram, mas já têm um prazo oficial para a largada: dia 1º de outubro. A definição do cronograma foi decidida nesta semana, em uma reunião entre o Atlético-PR, a prefeitura de Curitiba e o governo do Estado.

“A partir de 1.º de outubro, a Arena estará em obras. Todas as dúvidas foram dissipadas e as obras começarão efetivamente”, garantiu o secretário municipal para Assuntos da Copa, Luiz de Carvalho, em declaração ao jornal Gazeta do Povo.

Pelo cronograma, as intervenções começarão no entorno do Arena, em um terreno localizado atrás do setor de cadeiras Brasílio Itiberê. As obras no estádio, efetivamente, devem começar apenas a partir de dezembro, o que permitirá que o time atleticano possa continuar mandando seus jogos até o final do Brasileiro.

Ainda faltam, no entanto, alguns encaminhamentos burocráticos. Ainda não foi formada a Sociedade de Propósito Específico (SPE), necessária para que o clube possa receber os empréstimos para as obras.

Enquanto isto não acontecer, o pedido de empréstimo [cerca R$ 123 milhões] junto ao BNDES não poderá ser feito. Em uma consulta feita pelo governo do estado, o banco teria acenado positivamente com a possibilidade de liberação do dinheiro.

O custo total da obra está estimado em R$ 190 milhões. O restante deverá ser bancado pelo próprio Atlético-PR.

Por decisão do Conselho Deliberativo, o clube decidiu assumir o gerenciamento das obras, dispensando a parceria com uma construtora, como está ocorrendo em outros estádios. Assim, formou-se um comissão interna, liderada pelo ex-presidente Mário Celso Petraglia, que ficará encarregada de tocar o empreendimento.

Se os prazos forem respeitados,  a nova Arena da Baixada deverá ficar pronta em dezembro de 2012 e oficialmente inaugurada em março de 2013. 

Obras para a Copa de 2014
Obras para a Copa de 2014

Placar UOL no iPhone