A Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério de Justiça, promoverá na terça-feira curso de qualificação de policiais, bombeiros, guardas municipais e agentes de segurança. O plano visa capacitar profissionais para a realização da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016, que será sediada no Rio de Janeiro.
São esperados mais de 470 mil participantes ao longo do curso. Para atender todo o efetivo, o curso será feito à distância. Diversas unidades de ensino do país servirão como base para a apresentação da metodologia do curso.
A programação inclui cursos de controle de armas, gerenciamento de crises, como lidar com bombas e explosivos e de policiamento internacional.
Os agentes de segurança não são obrigados a participar do curso, reforça o Ministério da Justiça. Para esta terça-feira, início da programação, a previsão é que 190 mil participantes comecem as aulas.
Os cursos terminam nos dias 18 de outubro ou 2 de novembro, dependendo da carga horária. O agente faz uma prova ao final do curso.