UOL Esporte Futebol
 
21/06/2011 - 10h29

Atraso em São Paulo faz Fifa adiar anúncio de sede da abertura, diz jornal

Do UOL Esporte
Em São Paulo

A indefinição sobre o futuro estádio do Corinthians teria convencido a Fifa a adiar o anúncio da sede da abertura da Copa do Mundo de 2014. Segundo a coluna de Ancelmo Gois, do jornal O Globo, a entidade deve se decidir sobre o primeiro jogo da competição apenas em setembro ou outubro.

  • Ricardo Stuckert/CBF/Divulgação

    Foto da reunião entre Ricardo Teixeira e Geraldo Alckmin; COL vai adiar anúncio da sede da abertura

A previsão de anúncio para o dia 30 de julho era da própria Fifa. Na data, dirigentes de todo o mundo estarão no Rio de Janeiro para o sorteio das eliminatórias da Copa, primeiro evento oficial da agenda da entidade. Além da sede da abertura, o Comitê Organizador Local (COL) ainda ratificaria as sedes da Copa das Confederações.

O problema é que não há certeza de que até o fim do julho o estádio do Corinthians tenha avançado. As obras de terraplanagem estão em andamento, mas o contrato para a obra em si não foi firmado, já que o clube ainda negocia com a Odebrecht, construtora responsável uma redução no orçamento.

Paralelamente, as forças políticas também tentam reduzir o impacto desse atraso. A Prefeitura de São Paulo corre para aprovar, na Câmara Municipal, um projeto de lei que conceda isenção fiscal de até R$ 420 milhões para a obra.

Geraldo Alckmin, governador de São Paulo, reuniu-se na última segunda com Ricardo Teixeira, presidente da CBF e COL, para fazer lobby pela sede paulista. Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, a resposta do cartola ao político foi protocolar, dizendo que a escolha seria técnica e que cabe à Fifa. 

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host