UOL Esporte Futebol
 
Jorge Araújo/Folha Imagem

Ricardo Teixeira foi convidado a depor, mas pode recusar se quiser

20/06/2011 - 16h03

Deputados devem ir ao Rio cobrar explicações sobre "cooperação" com a Fifa

Do UOL Esporte
Em São Paulo

A Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos deputados vai propor uma visita ao Rio de Janeiro para investigar os e-mails onde a Fifa pede “cooperação” das sedes da Copa de 2014 no processo de licitação de contratos com patrocinadores da entidade. A matéria foi divulgada pela Folha de São Paulo.

De acordo com o presidente da comissão, deputado Jonas Donizette (PSB-SP), o colegiado vai propor uma reunião com o Comitê Organizador Local, liderado pelo presidente da CBF Ricardo Teixeira, no Rio de Janeiro e afirmou que dependendo do teor das mensagens elas podem ser classificadas como tráfico de influência.

ROMÁRIO DETONA: TEREMOS PROBLEMAS

O ex-jogador Romário mostrou ceticismo com a preparação brasileira para o Mundial e disse que "só por milagre" o Brasil não terá problemas no evento.

Ao jornal, a Fifa confirmou que manda comunicados sobre oportunidades com empresa parceiras, mas negou que obrigue as cidades a estabelecerem qualquer tipo de contrato.

O ex-jogador e agora deputado Romário (PSB-RJ) já teve um requerimento convidando Teixeira para comparecer à comissão e prestar esclarecimentos, mas o convite faculta à pessoa a prerrogativa de ir ou não.

 “A última coisa que o País precisa é mais escândalos de corrupção para interferir no processo de andamento das obras e de qualificação profissional que esses grandes eventos esportivos exigem de um país-sede”, afirmou ao site da câmara.

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle também resolveu investigar o assunto e vai debater maneiras de coibir o direcionamento de licitações. Serão convidados a comparecer o ministro do Tribunal de Contas da União, Valmir Campelo, relator dos processos referentes à fiscalização da Copa do Mundo de 2014; o ministro-chefe da Controladoria-Geral da União, Jorge Hage; o ministro do Esporte, Orlando Silva; e um representante da Rede de Informações para Controle dos Gastos Públicos na Organização da Copa. A data ainda não está confirmada.

As iniciativas se juntam à recente tentativa do deputado Anthony Garotinho (PR-RJ) de criar uma CPI para investigar a CBF e os acordos financeiros entre a entidade liderada por Ricardo Teixeira e as emissoras de televisão.

Apesar do clima de beligerância, o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-SP), descartou criar uma CPI para investigar as ações da Fifa em relação à Copa

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host