UOL Esporte Futebol
 
17/06/2011 - 15h46

Após 'abrir' a Copa de 2014, seleção de Belize é suspensa pela Fifa

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Dois dias depois de abrir as eliminatórias da Copa do Mundo de 2014 com uma goleada por 5 a 2, a seleção de Belize foi suspensa pela FIFA devido a “ingerências governamentais”. A Federação de Futebol de Belize (FFB) não é reconhecida pelo governo do país da América Central.

Na última quarta-feira, Belize goleou Montserrat, fora de casa, partida que marcou o ‘pontapé inicial’ da Copa que será sediada no Brasil. Foi o primeiro duelo no mundo todo válido pelo qualificatório para o Mundial de 2014.

Apesar de obter uma vantagem de três gols fora de casa, Belize corre o risco de eliminação. O duelo de volta, agendado para domingo (19), em Belize, foi adiado. Isso porque a Fifa emitiu nesta sexta-feira uma nota oficial para informar uma irregularidade na FFB.

“Devido a ingerências governamentais, o Comitê de Emergência da FIFA decidiu hoje, 17 de junho de 2011, suspender com efeito imediato a Federação de Futebol de Belize (FFB). Esta suspensão implica no adiamento da partida de volta da eliminatória de classificação para a Copa do Mundo da FIFA 2014, programada para 19 de junho em Belize entre a seleção nacional deste país e a de Montserrat."

Segundo a entidade máxima do futebol mundial, o Ministério do Esporte de Belize comunicou que a FFB "não conta com a autorização para representar o país em nenhuma competição local, internacional e nem em nenhum outro foro futebolístico em nome do Governo, do povo e da nação, porque não cumpriu os requisitos de registro no Conselho, instância encarregada da administração do futebol em Belize.”

A Fifa deu prazo até 30 de junho para que a FFB encontre uma solução. O governo do país central-americano avisou que a sua polícia não prestaria serviço algum para a federação no que diz respeito à segurança da equipe visitante [seleção de Montserrat] e dos oficiais que participariam do encontro do dia 19.

O jogo de volta pode ser remarcado quando a questão for resolvida, entretanto a data limite é 10 de julho. Caso a partida não possa ser realizada antes desta data, Belize será excluída das eliminatórias da América Central.

Já os melhores time da Concacaf, como México, Estados Unidos, Costa Rica e Honduras, entram só na fase final das Eliminatórias.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host