UOL Esporte Futebol
 
Guyanne Araújo/UOL Esporte

Comissão vistoria obras do Independência, que se aproxima do fim da primeira fase

14/06/2011 - 18h36

Secretário condiciona manutenção de cronograma do Independência à decisão do TCE

Guyanne Araújo
Em Belo Horizonte

O secretário extraordinário da Copa do Mundo em Minas Gerais (Secopa), Sérgio Barroso, revelou a expectativa de obter, nos próximos dias, a aprovação pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) da segunda fase da licitação para as obras do estádio Independência, no Bairro do Horto, na Zona Leste da capital. Apesar de demonstrar otimismo, ele admite que se houver demora na decisão do TCE significará alteração no cronograma.

“Estamos apresentando as informações adequadas para aprovar a segunda fase”, revelou Sérgio Barroso. “Se demorar muito vai encavalar. Esperamos que não. Eles querem informações mais detalhadas e estamos dando”, acrescentou. O TCE suspendeu a segunda licitação da reforma do Independência sob a alegação de duplicação no processo licitatório.

“No nosso ponto de vista não tem duplicidade. Fizemos conforme as leis. Não tem duplicidade e é isso que estamos mostrando ao TCE”, explicou Sérgio Barroso. Na tarde desta terça-feira, ele, o secretário estadual de obras, Carlos Melles, e deputados estaduais integrantes da Comissão de Esporte, Lazer e Juventude da Assembleia Legislativa de Minas Gerais visitaram as obras do Independência.

Segundo Carlos Melles, Tudo indica que em dezembro a obra estará entregue. “Tem que estar pronto. É um compromisso nosso com o povo e com o governo”, destacou o secretário de Obras. “O TCE está fazendo a função dele de verificar os gastos. Temos o compromisso e obrigação de apresentar as informações. A conversa com o TCE vai muito bem. Já tivemos várias reuniões com eles. As coisas estão concluindo bem”, comentou Sérgio Barroso.

Até o momento não houve interrupção das obras, que fazem parte da primeira fase, mas que está perto de ser concluída. Segundo Sérgio Barroso, houve a necessidade de se fazer uma nova licitação porque na segunda etapa é que o estádio se adequará às normas da Fifa.

O presidente da Comissão Esporte, Lazer e Juventude da  Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Marques Abreu, avaliou que depois de um início complicado, as obras estão em ritmo acelerado, o que considerou positivo para todas as torcidas da capital que estão sem ver jogos em estádios. Ele espera que o estádio esteja em condições de receber jogos do próximo Campeonato Mineiro. “Para a Copa será também um grande espaço para seleções treinarem”, disse.

O deputado estadual Adelmo Carneiro Leão, membro da comissão, revelou que a Assembleia de Minas Gerais vai acompanhar o andamento das obras no estádio do Independência até o final. “Uma visita tem um sentido do nosso compromisso, do nosso comprometimento. Este é nosso empenho para que os recursos sejam bem aplicados e ao final a gente tenha uma obra com os interesse de Minas Gerais”, afirmou.

O deputado manifestou preocupação com o prazo das obras, que pode ser alterado. “Se existir incompatibilidade no final do estudo do TCE, tenho a impressão que pode alterar esse cronograma, mas a expectativa é que todas as correções que forem necessárias sejam feitas em tempo para que ao final, a gente possa ter essa obra pronta completa até ao final do ano como está prometida pelo governo do estado”, enfatizou.

  • Guyanne Araújo/UOL Esporte

    Obras da primeira fase do estádio Independência, em Belo Horizonte, seguem em ritmo acelerado, mas licitação da próxima etapa continua suspensa pelo Tribunal de Contas do Estado

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host