UOL Esporte Futebol
 
27/05/2011 - 09h47

Fifa oficializa SP fora da Copa das Confederações e põe centro de mídia da Copa no Rio

Do UOL Esporte
Em São Paulo

A Fifa oficializou nesta sexta-feira a exclusão de São Paulo e Natal da Copa das Confederações de 2013. Além disso, a entidade definiu que o Rio de Janeiro receberá o centro de mídia da Copa do Mundo de 2014. Com isso, a maior parte dos jornalistas e da imprensa internacional deve ficar reunida no Riocentro durante a competição.

O atraso no início das obras do estádio de São Paulo para a Copa foi fundamental para a exclusão da cidade da Copa das Confederações. Como a cidade prevê entregar o estádio só no fim de 2013, ela está automaticamente excluída do evento-teste para a Copa do Mundo, assim como Natal, que também está com o cronograma atrasado.

A exclusão já era prevista. No início do mês, a TV Globo divulgou que Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília e Salvador serão as cinco sedes da Copa das Confederações. A Fifa, no entanto, ainda não confirmou a informação. 

São Paulo também perdeu a disputa para receber o centro de mídia. "Eu posso te dizer que foi uma decisão difícil. Todos os candidatos tinham muita qualidade e mostraram comprometimento. Mas infelizmente só podemos escolher um e consideramos que o melhor era o Rio de Janeiro”, disse Jeróme Valcke, secretário-geral da Fifa.

CUSTO DE ESTÁDIOS SOBE R$ 1,7 BI SÓ EM UM ANO

"Esta importante vitória para a cidade é o reconhecimento de todo o trabalho que está sendo feito no Rio de Janeiro desde que o Brasil foi escolhido como sede da Copa de 2014. Não tenho dúvidas de que a nossa cidade vai acolher bem todos esses milhares de profissionais que vão transmitir ao mundo todo a melhor Copa de todos os tempos. E o Rio terá, claro, um papel de protagonista no Mundial", disse Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, em comunicado oficial. 

A decisão da Fifa é uma das mais importantes já tomadas a respeito da Copa do Mundo de 2014. Com a concentração dos jornalistas no Rio de Janeiro, a tendência é que a capital fluminense concentre as atenções da imprensa internacional, vencendo uma guerra particular com São Paulo e Brasília, que também se candidataram ao posto. 

O Riocentro fica na Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro, e é um centro de exposições que pode ser moldado para receber a imprensa internacional. Em seu comunicado oficial sobre a escolha da Fifa, a Prefeitura fluminense valorizou o trabalho das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP's) e os incentivos à construção de hoteis na briga pelo centro de mídia. 

OPINIÃO DO BLOGUEIRO

Nenhuma das decisões da Fifa anunciadas agora há pouco surpreendem

A Fifa definiu a escolha do Rio de Janeiro na última quinta, após uma reunião com o Comitê Organizador do Mundial em Zurique, na Fifa. Em 2010, o centro de mídia recebeu 179 emissoras de TV de mais de 70 países, o que dá a medida do quanto o centro de mídia movimenta a cidade que o abriga. 

Agora, restam a Fifa ainda algumas definições importantes sobre a Copa do Mundo de 2014. Além das sedes do fechamento e da abertura do evento, ainda não confirmados oficialmente pela entidade, a Fifa tem de decidir onde realizará o seu congresso, que também interessa a várias cidades por reunir um número considerável de dirigentes.

Só que a entidade dá sinais de que suas definições podem ir além. "É crucial que todas as sedes do Mundial contem com a infra-estrutura adequada para satisfazer as dezenas de milhares de espectadores. Se não cumprirem esses requisitos, não podemos fazer jogos nestas cidades", disse Vacke, sinalizando que pode excluir sedes com organização atrasada.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host