UOL Esporte Futebol
 
19/04/2011 - 18h20

Sindicato vê atraso de um ano e pede Dilma na coordenação da Copa

Do UOL Esporte
Em São Paulo*

Nesta terça-feira, uma audiência pública na Comissão de Turismo e Desporto da Câmara de Deputados discutiu os prazos para as obras da Copa do Mundo de 2014. E, segundo alertaram os representantes do Sindicato da Arquitetura e da Engenharia (Sinaenco) falta planejamento ao Brasil. A entidade pediu ainda que Dilma assuma a coordenação para o Mundial.

Para o presidente nacional do Sinaenco, João Roberto Viol, as ações devem ser mais coordenadas e Dilma deveria assumir a frente, porque a Copa foi um compromisso feito pelo Brasil.

Ele disse que o Brasil está com os preparativos atrasados em pelo menos um ano. “Há tempo, mas não há folgas. Faltou planejamento”, afirmou Viol, à Agência Brasil.

Uma preocupação é com o risco de maus projetos, que comprometeriam os prazos e a qualidade das obras de construção e reforma de estádios para a Copa do Mundo de 2014.

“Um mau projeto compromete a obra. Não dá para começar o empreendimento sem ter feito um bom projeto, é a receita para o desastre”, disse o presidente do Sinaenco de São Paulo, José Roberto Bernasconi, durante audiência pública na Comissão de Turismo e Desporto da Câmara de Deputados.

A apresentação de projetos incompletos ou com atraso tem comprometido a liberação de recursos para as obras. De acordo com o Tribunal de Contas da União (TCU), dos R$ 3,5 bilhões previstos para a construção e reforma de estádios, apenas R$ 6 milhões foram liberados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

*Com informações da Agência Brasil

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host