UOL Esporte Futebol
 
19/04/2011 - 16h26

Gilberto Carvalho diz que obras da Copa deverão acelerar: 'não há desespero'

Yara Aquino
Da Agência Brasil
Em Brasília

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, afirmou hoje (19) que  as obras para a Copa do Mundo de 2014 deverão ser aceleradas. Segundo ele, esse processo é natural à medida que se aproxima a data do Mundial.

“O governo está preocupado em tomar todas as medidas, mas não há nenhum desespero, nenhuma irresponsabilidade. Estamos procurando realizar tudo dentro do previsto, com muito cuidados, respeitando as normas e temos que trabalhar sim com uma necessidade de intensificar, daqui para a frente, as obras. É natural, qualquer obra tem sempre um ritmo que em um dado momento tem que acelerar”, disse após cerimônia de comemoração do Dia do Exército.

A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, também minimizou a possibilidade de atrasos que prejudiquem a realização da Copa e lembrou que em mundiais anteriores também houve essa preocupação.

“Todo mundo achava que ia ter problema na Alemanha, na África do Sul, em Londres, e as copas ocorreram, a Olimpíada também vai acontecer em Londres. Eu acho que aqui no Brasil vai ser a mesma coisa. Vamos trabalhar firmemente com estados e municípios para garantir a execução de todas as obras”, afirmou a ministra.

Gilberto Carvalho contestou os dados do relatório do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgado na última semana, que prevê que as obras de ampliação de nove dos 12 aeroportos em funcionamento nas cidades que sediarão os jogos da Copa não deverão ser concluídas até o início do mundial. “Não estamos nem um pouco preocupados com o relatório dessa pessoa do Ipea. Ela não representa a voz formal do Ipea e muito menos a posição do governo”.

Miriam Belchior também disse ter outra avaliação sobre o tema. “O estudo do Ipea tem um ponto de vista, nós temos outros dados para lidar com isso. O mais importante é o seguinte: o país inteiro está preocupado com o tema e vai se empenhar para que o Brasil tenha um excelente desempenho na Copa do Mundo”, acrescentou.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host