UOL Esporte Futebol
 
15/04/2011 - 16h39

Ministério vai abrir escritórios nas cidades-sede de 2014 para acompanhar obras

Gustavo Franceschini e Ricardo Perrone
Em São Paulo
  • Orlando Silva em visita ao Mineirão; Ministério do Esporte vai ampliar influência com 12 escritórios

    Orlando Silva em visita ao Mineirão; Ministério do Esporte vai ampliar influência com 12 escritórios

O Ministério do Esporte deve, até o fim do mês, apertar o cerco às 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. A pasta comandada por Orlando Silva Jr. abrirá, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, escritórios em todas as capitais para acompanhar as obras de cada uma delas.

“Nossa pretensão é instalar, em cada uma das cidades, escritórios para permitir um melhor monitoramento das ações. Já fazemos isso de um grupo daqui de Brasília, mas agora nós estamos no que a gente chama de fase 2 de monitoramento”, disse Alcino Rocha, assessor especial de futebol da pasta.

A estratégia já está nos planos da pasta desde o ano passado, quando a parceria com a FGV foi firmada. Segundo Alcino, os escritórios serão ocupados por técnicos escolhidos pela faculdade, que vão manter contato constante com os comitês organizadores de cada uma das cidades-sede.

Enquanto isso, em Brasília, o Ministério do Esporte segue centralizando as ações com consultores e técnicos cedidos pelo Ministério do Planejamento.

A pasta de Orlando Silva Jr. lidera o Gecopa, grupo que cuida da coordenação das ações do Governo Federal para o Mundial de 2014. Nas próximas semanas, a presidente Dilma Rousseff iniciará uma série de reuniões com representantes de cada uma das cidades-sede, como forma pressionar os políticos. 

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host