UOL Esporte Futebol
 
13/04/2011 - 09h42

São Paulo pode ser "casa" da seleção brasileira para Copa-2014

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Blatter esteve no lançamento da pedra fundamental da nova sede da CBF; área virou motivo de disputa

    Blatter esteve no lançamento da pedra fundamental da nova sede da CBF; área virou motivo de disputa

A cidade de São Paulo tem chances de se tornar a “casa” da seleção brasileira para a Copa do Mundo-2014. De acordo com reportagem publicada nesta quarta-feira pelo jornal O Estado de S. Paulo, a mudança forçada seria uma consequência da demora na construção da nova sede da CBF no Rio de Janeiro.

A publicação cita que Rodrigo Paiva, diretor de comunicação da CBF, divulgou a informação. A nova sede da CBF não ficaria pronta antes do Mundial-2014. A entidade comprou o terreno em 2009 por R$ 26 milhões, mas uma disputa na Justiça impede o início das obras.

A área, de 130 mil metros quadrados, localiza-se na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro, e é vizinha a uma reserva ambiental. Nos últimos meses, posseiros que moravam na região invadiram parte do terreno e o negociaram em seguida com uma construtora sediada em São Paulo. A questão parou na Justiça.

A CBF esperava usar o terreno para construir sua nova sede e o centro de treinamento da seleção brasileira. A equipe usa hoje a Granja Comary, em Teresópolis, como sua concentração oficial. Esperava-se que as obras começariam em janeiro de 2010 e estariam concluídas em dezembro de 2012.

“Ainda contamos com essa perspectiva de fazer o centro de treinamento no terreno da Barra. Mas, se isso não for possível, vamos ter de buscar soluções em outras cidades e São Paulo está entre as favoritas”, afirmou Paiva.

Em cerimônia realizada em setembro de 2009, houve o lançamento da pedra fundamental da nova sede da CBF. Joseph Blatter, presidente da Fifa, Orlando Silva, ministro do Esporte, e diversas autoridades participaram do evento.

Além da nova sede da CBF e do centro de treinamento da seleção, a área deve abrigar um museu do futebol, um centro de fisioterapia, um hotel e um estacionamento com capacidade para 400 veículos.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host