UOL Esporte Futebol
 
11/04/2011 - 15h42

Evento da FIFA em BH quer padronizar informações sobre a Copa de 2014

Guyanne Araújo
Em Belo Horizonte
  • Thiago Lacerda: informar para mobilizar a população

    Thiago Lacerda: informar para mobilizar a população

Com um grande desafio em mãos, que é fazer a comunicação envolver a população com a Copa do Mundo do Brasil, representantes do setor das 12 cidades-sedes, da FIFA, do Comitê Organizador Local (COL) e do Governo Federal estão reunidos, na capital mineira, durante o 1° Seminário de Comunicação e Fan Fest da Copa do Mundo de 2014. O principal objetivo da primeira parte do evento, que vai até esta terça-feira, é alinhar as atividades oficiais de comunicação já durante a preparação do Mundial.

O presidente do Comitê Executivo Organizador da Prefeitura de Belo Horizonte, Tiago Lacerda, enfatizou a importância de se ter informações niveladas e atualizadas sobre assuntos relacionados à Copa do Mundo. Segundo ele, alguns portais do Governo Federal divulgam cronogramas das obras, mas nem sempre estão atualizados. “Vamos insistir em nivelar as informações e ter as coisas divulgadas de forma correta, para não prejudicar os trabalhos que aqui andam tão bem”, afirmou.

Durante a abertura do seminário, Tiago Lacerda observou que um dos focos do encontro é o sorteio das eliminatórias da Copa do Mundo que ocorrerá no Rio de Janeiro, em 30 de julho. “Lá teremos 200 seleções com seus representantes reunidos. Aqui as sedes terão oportunidades de mostrar suas estruturas de comunicação que cada um tem, é importante que a FIFA conheça, porque você está falando de governos estaduais e prefeituras”, destacou.

Este evento é considerada a grande ação para a Copa de 2014, onde as 12 sedes terão seus espaços para mostrar um pouco mais de cada cidade.  “O nosso foco é divulgar a cidade como a melhor cidade em Minas Gerais, e Minas como o melhor estado para as seleções se basearem pelas estruturas que existem aqui”, revelou.

Segundo ele, essa é uma ação importante de comunicação. “Já existe um portal da cidade, mas ele está sendo reformulado e repensado. A Secretaria Extraordinária da Copa também terá um site, os dois serão com conteúdos agrupados. A previsão de lançamento e até o meio deste ano”, informou.

Para Tiago Lacerda, o principal desafio da comunicação é envolver a população para o bem que a Copa do Mundo pode trazer em relação à imagem para a cidade. “Fazer campanhas que visam melhorar o comportamento das pessoas para com a cidade, com respeito, posturas. Para que não tenha pichação, lixos na rua, respeitar os lugares marcados no estádio, coisas que a Copa pode nos ajudar a tentar resolver no comportamento na cultura inclusive do torcedor”, comentou.

Copa das Confederações

Tiago Lacerda aproveitou sua entrevista para falar da sua confiança na participação de Belo Horizonte na Copa das Confederações, em 2013, Lacerda. “Estou muito confiante em relação a ser uma das cinco sedes da Copa das Confederações. Acho que inclusive, temos chances de ser a sede mais importante”, afirmou.

“Não vejo Belo Horizonte fora da Copa das Confederações. Isso será decidido até julho deste ano. Nos dois dias antes ao sorteio das eliminatórias no Rio de Janeiro, e chaves, em algum momento será anunciado”, observou Tiago Lacerda.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host