UOL Esporte Futebol
 
07/04/2011 - 09h33

CBF ignora problema com estatuto do Comitê-14 em sua assembleia geral

Do UOL Esporte
Em São Paulo

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) segue ignorando uma limitação do seu estatuto que pode colocar em xeque o Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014. A informação é do diário Lance!, que relata que a alteração teria de ser feita na assembleia geral da entidade, o que não aconteceu.

O problema tem origem na razão social do Comitê Organizador Local (COL) da Copa de 2014. A CBF, assim como seu presidente, Ricardo Teixeira, é sócia da entidade ligada ao Mundial, que tem fins lucrativos.

Só que o estatuto da CBF não permite que a confederação entre em sociedades do tipo. De acordo com Gustavo Tavares Borba, procurador regional da Junta Comercial do Rio de Janeiro, ouvido pelo Lance!, Ricardo Teixeira deveria modificar o estatuto da CBF para que nenhuma irregularidade seja constituída na formação do COL.

A alteração deveria acontecer em uma assemblei geral da entidade, como a da última quarta-feira, que reuniu dirigentes de todas as federações estaduais para aprovação das contas de Teixeira. Segundo alguns dos presentes, o assunto sequer foi debatido no encontro.

“Não foi tratado absolutamente nada de mudança no estatuto. Ricardo apenas nos apresentou a prestação de contas do ano passado”, disse Carlos Alberto Oliveira, presidente da Federação Pernambucana. 

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host