UOL Esporte Futebol
 
02/03/2011 - 11h38

Sede mais atrasada, Natal finalmente define parceiro para estádio da Copa-14

Thales Calipo
Em São Paulo
  • Responsável pela Nova Fonte Nova, em Salvador, OAS deve construir também estádio de Natal

    Responsável pela Nova Fonte Nova, em Salvador, OAS deve construir também estádio de Natal

Sede mais atrasada da Copa do Mundo de 2014, Natal finalmente definiu quem será seu parceiro para a construção da Arena das Dunas. Depois de nenhuma empresa mostrar interesse na primeira licitação, a cidade realizou novo processo e, na manhã desta quarta-feira, a OAS foi a única a formalizar interesse e, caso não haja nenhum problema técnico, irá erguer o estádio na capital potiguar.

Passada a abertura do envelope, as duas partes agora irão definir toda a burocracia em torno da construção e modelo de parceria. Com isso, a expectativa é que as obras, que estão pelo menos um ano atrasadas, tenham início até o fim do primeiro semestre, segundo Demetrio Torres, novo secretário extraordinário para assuntos da Copa do Mundo no Rio Grande do Norte.

“Considero como vencida essa primeira etapa nessa corrida de obstáculos, pois até concluirmos a obra ainda teremos muitos obstáculos pela frente. Porém, pelo fato de apenas uma empresa ter apresentado proposta, vamos ganhar tempo e é possível que as obras tenham início antes do esperado, no fim de maio”, afirmou o secretário.

Pela licitação, a Arena das Dunas terá um valor inicial de R$ 400 milhões e terá 30 meses para ser entregue. Por ser uma parceria público-privada (PPP), a OAS ficará responsável por toda levantar o dinheiro junto ao BNDES e, após o fim das obras, o governo pagará por 12 anos parcelas mensais de aproximadamente R$ 9 milhões.

Além disso, depois da Copa do Mundo, a OAS, que também está envolvida nas obras da Nova Fonte Nova, será responsável pela criação de uma empresa que cuidará da gestão do estádio pelos 20 anos seguintes. Somente após esse período é que a Arena das Dunas voltará às mãos do poder público.

“Um dos principais negócios do nosso estado é o turismo, e agora teremos um equipamento mais do que importante para o incremento desse setor, pois o estádio estará apto para receber, não apenas jogos importantes, como eventos de toda a natureza”, completou Torres, negando assim os fortes indícios de um “elefante branco” no estado.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host