UOL Esporte Futebol
 
26/02/2011 - 10h27

Ministro quer dividir abertura da Copa-2014 com Salvador, diz jornal

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Orlando Silva, ministro do Esporte, estaria fazendo lobby para levar festa de abertura a Salvador

    Orlando Silva, ministro do Esporte, estaria fazendo lobby para levar festa de abertura a Salvador

O ministro do Esporte, Orlandi Silva Jr., lançou nos bastidores do governo a ideia de dividir a abertura da Copa do Mundo de 2014, realizando a festa em Salvador e o jogo inaugural em São Paulo.

A informação é do jornal Folha de S. Paulo deste sábado, que coloca ainda Belo Horizonte e Brasília como candidatas a receber a festa de abertura do Mundial no Brasil. A medida amenizaria a pressão das quatro sedes que concorrem ao direito de organizar a cerimônia de lançamento da Copa.

Além disso, seria uma forma de evitar sobrecarregar a estrutura de apenas uma cidade, já que todas as sedes ainda apresentam lacunas na organização. Enquanto São Paulo osofre com a indefinição sobre o estádio do Corinthians, as outras três concorrentes têm problemas em aeroportos e rede hoteleira.

Segundo o jornal, tanto Salvador quanto São Paulo aceitariam a ideia. Os baianos ficariam felizes em receber pelo menos a festa de abertura, enquanto os paulistas não abrem mão do jogo inaugural.

Baiano, o ministro Orlando Silva teria dito a interlocutores que o exemplo deu certo na última Copa do Mundo da África do Sul, em que a abertura e o jogo inicial aconteceram em estádios diferentes, apesar de ficarem na mesma cidade. A decisão final depende da aprovação da presidente Dilma Rousseff. 

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host