UOL Esporte Futebol
 
25/02/2011 - 14h56

Orlando Silva põe Curitiba "na frente" em relação a obras para a Copa

Do UOL Esporte
Em Curitiba
  • Ao lado do prefeito Luciano Ducci (esq.), ministro Orlando Silva visita a Arena da Baixada

    Ao lado do prefeito Luciano Ducci (esq.), ministro Orlando Silva visita a Arena da Baixada

O ministro dos Esportes, Orlando Silva, mostrou otimismo com o andamento das obras em Curitiba, com vistas à Copa do Mundo de 2014. Em visita à cidade, nesta sexta-feira, ele disse que considera a capital paranaense "na frente de  outras" para receber jogos da Copa das Confederações, em 2013.

"Estou otimista em relação ao Paraná. Não por acaso a seleção brasileira escolheu Curitiba para a aclimatação para a Copa da África o Sul. Sabemos que outras cidades do Paraná têm bons equipamentos e poderão ser o destino de muitas seleções.  Podemos colocar Curitiba à frente de outras cidades para sediar a Copa das Confederações, desde que o cronograma até 2012 seja cumprido", declarou, em entrevista coletiva, nesta manhã.

A visita do ministro faz parte de um périplo que ele realizada pelas 12 sedes indicadas para o Mundial. Pela manhã, ele se reuniu com o governador Beto Richa e o prefeito Luciano Ducci, para discutir o cronograma das obras.

Luciano Ducci garantiu que a cidade irá cumprir o planejamento, já para a Copa das Confederações. "Todas as grandes obras vão estar prontas em 2012 ou até março de 2013. Curitiba está dentro do cronograma e será a primeira cidade a concluir as obras, ficando pronta para receber a Copa das Confederações", assegurou. 

Depois do encontro com o prefeito e o governador, Orlando Silva visitou a Arena da Baixada, do Atlético-PR, cujas obras ainda não foram iniciadas. A promessa é de que o estádio seja fechado em junho, para o começo dos trabalhos. O ministro, porém, não deu entrevistas após vistoriar o estádio.

Cobranças

A visita não teve apenas trocas de gentilezas. O governador Beto Richa cobrou do ministro aumento de verbas para obras de ampliação do Aeroporto Afonso Pena, considerado o maior "gargalo" no rol de prioridades para a Copa.

"Pedi a mobilização da bancada federal do Paraná para reivindicar mais recursos da Infraero para o Afonso Pena, visto que alguns outros aeroportos os recursos são infinitamente maiores do que estão disposto para aqui, que precisa da implantação de uma terceira pista, ampliação do terminal dos passageiros, e ampliação dos fingers. São obras estruturais importantíssimas para a realização da Copa do Mundo", disse o governador.

 

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host