UOL Esporte Futebol
 
25/02/2011 - 18h29

Dilma quer abertura da Copa no estádio do Corinthians, diz ministro

Mauricio Savarese
Do UOL Notícias
Em São Paulo
  • Ministro do Esporte reforçou o interesse do governo federal para que a abertura seja em São Paulo

    Ministro do Esporte reforçou o interesse do governo federal para que a abertura seja em São Paulo

Após reunião com o governador Geraldo Alckmin (PSDB) e o prefeito Gilberto Kassab (DEM), a presidente Dilma Rousseff afirmou que a abertura da Copa do Mundo de 2014 deverá acontecer em São Paulo, no estádio que será erguido pelo Corinthians. A afirmação é do ministro do Esporte, Orlando Silva Jr., que também participou do encontro na capital paulista nesta sexta-feira.

Outras capitais, como Salvador (BA), Belo Horizonte (MG) e Brasília (DF) também pleiteiam o direito de abrir o Mundial. A Fifa exige um estádio com pelo menos 65 mil assentos, além de infraestrutura  hoteleira e de transporte.

“A presidente ficou satisfeita com o que ouviu do governador e do prefeito”, disse Silva. “Ela acredita que São Paulo deva fazer a abertura.”

O ministro afirmou ainda que o projeto do Corinthians, no bairro de Itaquera, na zona leste da capital, é o único que está sendo analisado.

Até o ano passado, o estádio do Morumbi, do São Paulo, era o favorito para receber a partida inaugural, mas acabou preterido. Com isso, o Corinthians revelou os planos de contar com uma arena própria, ideia abraçada também pelo presidente da CBF e do Comitê Organizador Local (COL), Ricardo Teixeira.

No encontro, Alckmin e Kassab disseram que há garantias financeiras para a execução do projeto. A presidente reiterou que o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) fará financiamento de R$ 400 milhões para a obra. Ela disse ainda, segundo o ministro, que anunciará ajustes na Infraero nos próximos dias para melhorar a infraestrutura aeroportuária –apontada como um dos principais gargalos para a realização  da Copa.

Obras no fim de abril

Kassab afirmou que as obras poderão ser iniciadas até o fim de abril, depois de uma negociação entre o Corinthians e o Ministério Público. Segundo ele, é necessário um termo de ajuste para renovar a concessão do terreno público, pedido ao clube 30 anos atrás.  

Questionado sobre se o estádio estará pronto em tempo, o prefeito respondeu: “O esforço vai ser grande, depende muito da construtora”.

Um ano antes da Copa do Mundo, o Brasil receberá a Copa das Confederações. Para esse torneio preparatório, a CBF espera contar com o estádio do Corinthians. Kassab afirmou que, se a arena não estiver pronta até o evento, a prefeitura vai sugerir o Morumbi ou a Arena Palestra – que deve estar concluída até 2013.

Alckmin afirmou que a abertura do Mundial em São Paulo no estádio do Corinthians é “inquestionável”. Ele disse também que o estado ampliará a oferta de trens e metrô nos próximos anos para atender o público.

O ministro do Esporte completou que 2011 “é o ano-chave da Copa”. “No ano passado, muitas obras começaram. Dez dos 11 estádios da Copa estão sendo construídos. Não podemos perder esse ano”, finalizou.    

Dilma saiu sem falar com a imprensa.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host