UOL Esporte Futebol
 
24/02/2011 - 19h36

Ministro pede pressa ao Inter na definição de parceria por obras do Beira-Rio

Carmelito Bifano
Em Porto Alegre
  • Orlando Silva (ao fundo) cobra definição do Inter sobre as garantias financeiras para o Beira-Rio

    Orlando Silva (ao fundo) cobra definição do Inter sobre as garantias financeiras para o Beira-Rio

Em visita a Porto Alegre nesta quinta, o Ministro do Esporte Orlando Silva esteve no estádio Beira-Rio, já escolhido como uma das sede dos jogos da Copa de 2014. Durante reunião posterior, com dirigentes gaúchos, o político revelou aguardar com certa pressa a resolução das garantias financeiras do Internacional. Exatamente o ponto chave da atual reforma do estádio.

"Nós vimos que existem obras das fundações necessárias para a cobertura, já foi feita a demolição de uma parte importante do anel inferior e tenho confiança de que o Internacional deve estabilizar a preparação do seu estádio para a Copa do Mundo. Manifestei ao presidente do clube, Giovanni Luigi, a nossa preocupação para que essa estabilidade com relação ao financiamento das obras ocorra rapidamente", afirmou.

A direção do Inter está encaminhando para o seu Conselho Deliberativo, propostas de parcerias com construtoras. Segundo alguns dirigentes, o acordo se torna imperativo para a manutenção da saúde financeira do clube. A Fifa, em visita ao Beira-Rio ainda em 2010, pediu revisão do quesito. De lá para cá, o Internacional começou a admitir contar com ajuda de terceiros para aumentar arquibancadas, cobrir por completo seu estádio e também erguer prédios no entorno do local.

"A mobilização é grande desde a gestão do Vitorio Piffero. Queremos a Copa do Mundo aqui e, por isso, as obras não podem parar", disse o presidente do Inter, Giovanni Luigi, durante o encontro com o ministro, juntamente com o prefeito de Porto Alegre, José Fortunatti e o governador Tarso Dutra.

O ministro Orlando Silva aproveitou o encontro para ressaltar que o governo federal, através do BNDES, tem uma linha de crédito para ajudar na concretização das reformas que devem ficar prontas para Copa das Confederações até dezembro de 2012.

"Da parte do governo federal, o que posso dizer é que o BNDES tem uma linha de crédito que pode chegar a R$ 400 milhões e está aberta para que o Rio Grande do Sul possa utilizá-la pensando em modernizar o estádio para a Copa", declarou.

Outros locais em Porto Alegre para 2014

Orlando Silva ainda visitou as obras da Arena do Grêmio, que será um dos locais de treinamento, assim como o estádio Passo D'Areia, do São José-RS, na zona norte da capital.

Durante a visita, o secretário extraordinário da prefeitura de Porto Alegre para a Copa do Mundo, João Bosco Vaz, revelou que a Fifa pediu a indicação de mais dois ou três campos de treinamentos no Rio Grande do Sul, além da Arena, do Passo D'Areia e do estádio da PUCRGS. Segundo a informação repassada por Vaz para a reportagem do UOL Esporte, o estádio do Complexo Esportivo da Ulbra, em Canoas, o estádio do Pedrabranca, em Alvorada, e o Centro Campestre do SESC-RS, em Porto Alegre, serão analisados e deverão ser os indicados.   

Nesta terça-feira, o ministro do Esporte Orlando Silva viaja para Curitiba onde irá se reunir com o governador Beto Richa, com o prefeito Luciano Ducci e fará uma visita a Arena da Baixada, estádio que também deve ser uma das sedes da Copa do Mundo 2014.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host