UOL Esporte Futebol
 
Bernardo Lacerda/UOL Esporte

A reinauguração do Mineirão está prevista para ocorrer o final de 2012

15/02/2011 - 12h16

Ministro vê obras do Mineirão à frente e diz que BH pode abrir Copa-2014

Bernardo Lacerda
Em Belo Horizonte

Em visita às obras do Mineirão na manhã desta terça-feira, o ministro do Esporte, Orlando Silva, disse que o estádio da Pampulha está à frente de seus similares em outros estados e reiterou que a capital mineira segue na disputa para receber a abertura da Copa do Mundo de 2014. “O Mineirão é o estádio que está mais à frente dos outros", afirmou.

  • Bernardo Lacerda/UOL Esporte

    Minístro Orlando Silva visita obras no Mineirão e diz que estádio briga pela abertura da Copa de 2014

Orlando Siva foi acompanhado, durante a visita ao Mineirão, pelo prefeito da capital mineira, Marcio Lacerda,  presidente do Comitê Executivo Municipal da Copa de 2014, Tiago Lacerda, e pelo Secretário de Estado Extraordinário da Copa do Mundo, Sérgio Barroso. A reinauguração do estádio está prevista para o final de 2012. As obras estão orçadas em R$ 743 milhões.

Orlando Silva voltou a admitir que Belo Horizonte está na briga com São Paulo, Salvador e Brasília para sediar a abertura da Copa de 2014. Segundo o ministro,  o  Mineirão tem o melhor cronograma de obras entre aqueles que estão na disputa.

"O governador Anastasia, há poucas semanas, esteve em Brasília e informou à presidente Dilma Rousseff que Belo Horizonte era a cidade mais adiantada. Dias depois, a presidente me perguntou: 'Orlando, essa é a visão de vocês?'. Eu respondi: 'vendo de conjunto, Belo Horizonte tem um trabalho extraordinário'", ressaltou Orlando Silva.

""Eu, pessoalmente, acho uma disputa saudável. Ainda ontem, na cidade de Brasília, o governador demonstrou o interesse de fazer a abertura. São Paulo tem interesse, Salvador e aqui em Belo Horizonte, também. Ainda que não faça a abertura, tem momentos chaves da Copa do Mundo, como por exemplo, a Copa das Confederações, as semifinais, que exigem cidades aptas, capazes, com boas instalações, infraestrutura", afirmou Orlando Silva.

O ministro do Esporte reconheceu, no entanto, que Belo Horizonte apresenta falhas que precisam ter atenção especial. "Conversava com o prefeito mais cedo, sobre os problemas dos aeroportos, principalmente o aeroporto de Confins, que é um desafio chave: a questão do segundo terminal para aumentar a capacidade do aeroporto. Em termos gerais, Belo Horizonte tem as melhores condições na preparação do Mundial da Fifa", completou Silva.

O prefeito de Belo Horizonte Márcio Lacerda se mostra preocupado com as reformas estruturais do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins."O problema de Confins é estrutural, ele já está saturado. O estudo feito ainda na época que eu era secretário de desenvolvimento mostrava que em 2014 podíamos chegar a 10 ou 12 milhões de passageiros. Ou seja, a simples reforma do Terminal 1 não é suficiente. O ideal era que o Terminal 2 estivesse sendo construído”, disse.

Orlando Silva chegou a Belo Horizonte na manhã desta terça-feira, quando em comitiva passeou pela capital mineira. Visitou as obras na Avenida Abraão Caran, na Região da Pampulha, e depois se dirigiu ao Mineirão, onde fez rápida visita.

Depois de deixar o estádio, Orlando Silva, juntamente com o prefeito Márcio Lacerda, visitou as obras do Boulevard Arrudas, no Centro de Belo Horizonte. À tarde, o ministro se reunirá com o governador de Minas Gerais, Antonio Augusto Anastásia. Na pauta do encontro, está a situação do estádio Independência, no Bairro Horto, Zona Leste de Belo Horizonte.

Questionado sobre o prazo para a entrega do estádio que servirá para suprir a ausência do Mineirão, Orlando Silva desconversou. “Prefiro conversar primeiro com o governador, ficar mais ciente de como anda a obra e depois te respondo”, afirmou.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host