UOL Esporte Futebol
 
30/09/2010 - 16h39

Mesmo sem Copa no Morumbi, Governo lança edital de metrô para região

Do UOL Esporte
Em São Paulo

O governo paulista declarou publicamente que escolheu o futuro estádio do Corinthians como sede do Estado na Copa do Mundo de 2014. Apesar de ter sido preterido pela Fifa, o Morumbi segue no horizonte dos políticos. Nesta quinta-feira, Alberto Goldman, governador de São Paulo, lançou o edital da obra de metrô que ligará o aeroporto de Congonhas ao estádio tricolor.

O projeto faz parte do plano de expansão do transporte público da capital paulista. Em um primeiro momento, a Copa de 2014 foi apontada como propulsora da obra, que acabou sendo mantida mesmo com a mudança nos planos da Fifa.

A linha em questão será a 17 (ouro), e terá 19 estações dispostas em 18km de extensão. O percurso começa no Jabaquara, passa por Congonhas e termina na estação São Paulo-Morumbi.

Com o edital lançado, as empresas interessadas têm até 45 dias para se manifestarem. Os envelopes com as propostas serão abertos no dia 18 de novembro. O vencedor do consórcio será o proponente que apresentar o menor preço possível.

A obra era vista como fundamental para o antigo projeto do Morumbi, que se tornará mais acessível para os torcedores. O lançamento do edital, inclusive, ganhou espaço no site oficial do clube tricolor, que registrou o lançamento.

Ao contrário do que acontece na maioria das linhas já existentes em São Paulo, o metrô da linha ouro não será subterrâneo. Depois de algumas audiências públicas, o Governo do Estado decidiu investir em vias elevadas com monotrilho; o metrô leve.

 

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host