UOL Esporte Futebol
 
Walter de Carvalho/UOL

Após pequeno atraso, anel superior da Fonte Nova foi implodido

29/08/2010 - 11h57

Técnicos afirmam que implosão da Fonte Nova foi um sucesso

Heliana Frazão
Em Salvador

Pouco mais de uma hora após a implosão da Fonte Nova, o diretor do consórcio Arena Fonte nova 2014, que construirá a nova praça esportiva Alexandre Chiavegatto, informou que a operação foi um “sucesso”. Segundo ele, o atraso de 24 minutos do horário previsto para que o botão fosse acionado, provocando a implosão, deveu-se a três ocorrências: um morador das imediações que necessitou de atendimento médico, uma pessoa que invadiu a área evacuada e o alerta de que parte do público presente poderia estar avançando à área de risco.

A limpeza das vias começou logo após o procedimento. A expectativa é de que os moradores do entorno da arena que tiveram de deixar os seus lares, comecem a retornar a partir do meio dia.

A demolição do estádio gerou 29 mil metros cúbicos [m³] de concreto e 100% deste material será reciclado em modernos equipamentos de britagem, com capacidade de processar 100 m³ de concreto por hora. Parte deste material será reaproveitada em serviços de terraplanagem e pavimentação na própria obra e o excedente será utilizado em obras de infraestrutura em Salvador e Região Metropolitana. Todo o transporte do material será destinado para áreas de bota-fora licenciadas em caminhões caçamba devidamente legalizados utilizando as rotas e os horários acordados com os órgãos reguladores.

Números da Wikipedia dão conta de mais de 300 clássicos BA-VIs realizados na extinta Fonte Nova, desde a sua inauguração, em janeiro de 1951, um domingo, como este 29 de agosto. 25 mil pessoas assistiram ao torneio inaugural com a participação de sete times, do qual o Bahia saiu campeão. Outros jogos importantes ocorreram no estádio como a semifinal do Campeonato Nacional de 1988, contra o Fluminense, considerado o jogo de maior público da história da velha Fonte, mais de 100 mil pessoas, e, naquele mesmo ano, a final do campeonato contra o Inter, que deu a vitória ao tricolor baiano.

Entretanto, a partir de 25 de novembro de 2007, quando parte da arquibancada superior cedeu e sete pessoas morreram, foi decretado o fim da arena. A tragédia foi o ponto de partida para que as autoridades locais começassem a pensar em um novo estádio, já com a Copa do Mundo de 2014.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host