UOL Esporte Futebol
 
Divulgação

Projeto do São Paulo para reforma do Morumbi na Copa-2014 foi reprovado pela Fifa

16/08/2010 - 06h34

Pesquisa: brasileiros condenam dinheiro público na Copa; Morumbi é favorito

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Uma pesquisa nacional realizada pelo Datafolha mostra que os brasileiros condenam o uso de dinheiro público para a construção de estádios da Copa do Mundo de 2014, que será realizada no país. 57% da população é contra esse uso de verba, advindo dos impostos. Além disso, a maioria afirmou que gostaria de ver o Rio como abertura do Mundial, sendo que o Morumbi teve a maior porcentagem entre quem quer ver o evento em São Paulo

A pesquisa ouviu 10.856 pessoas, em 382 municípios, de 9 a 12 de agosto, segundo a Folha de S.Paulo. Entre elas, a porcentagem citada condena que se use dinheiro público para obras em estádios, enquanto 37% defendem este recurso e 7% não souberam opinar. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Qual cidade deve ser sede e, se for em SP, qual estádio deve abrir a Copa?

QUAL CIDADE SEDE?
%  
EM SP, QUAL ESTÁDIO?
%
Rio de Janeiro
26%  
Estádio do Morumbi
52%
São Paulo
23%  
Em novo estádio
14%
Belo Horizonte
8%  
Estádio do Pacaembu
14%
Brasília
7%  
Arena do Palmeiras
11%
Salvador
6%  
Não sabe opinar
9%

O valor de R$ 5,1 bilhões que deve ser gasto nos estádios - ainda sem contar São Paulo -, já significa que o valor subiu 168% em relação ao que a CBF apontava como necessário para a realização do Mundial. O BNDES tem R$ 4,8 bilhões para financiar os projetos.

DINHEIRO PÚBLICO

  • 57%

    Não deveria

    ser usado dinheiro público na construção de estádios

  • 37%

    Deveria

    haver a utilização de verba dos impostos nas arenas

São nove estádios públicos e, com a falta de interesse da iniciativa privada, é provável que os cofres públicos tenham de ser abertos e o dinheiro de impostos dos brasileiros seja usado para as construções dos palcos de jogos.

Na pesquisa, aponta-se que o maior apoio ao uso de verba pública vem das classes mais pobres da população, com até dois salários mínimos. 39% apoiam a ajuda do governo. Entre os jovens o mesmo se observa, com 45% a favor. Por estados, a Bahia tem a maior porcentagem que acredita que o governo deve investir, com 50%.

Porto Alegre é quem menos quer o governo gastando com as arenas, com 19% de apoio a esta iniciativa. Em São Paulo, o índice é de 30%.

A abertura

JUCA OPINA


A preferência pelo Morumbi entre os que indicam São Paulo é só outra demonstração de bom-senso e sabedoria

JUCA KFOURI, blogueiro do UOL na sua coluna na Folha de S.Paulo

A pesquisa Datafolha ainda perguntou qual a opinião dos brasileiros para a abertura do Mundial. A vantagem foi do Rio de Janeiro, cidade que já receberá a final, com o Maracanã.

Assim, São Paulo, que seria a favorita a receber o evento, por ser a maior cidade do país, teve a segunda colocação, com 23%. Entre essas pessoas, a maior parte delas aponta o Morumbi como local em que se deveria realizar a partida inaugural do Mundial de 2014.

O estádio foi vetado pela Fifa durante a Copa do Mundo, por não ter condições de levar em diante uma reforma que o adequasse às condições de ter uma abertura.

Mas, segundo o Datafolha, entre as 23% das pessoas que apontam São Paulo como provável sede do primeiro jogo, 52% querem que o Morumbi o receba.

O estádio do clube tricolor supera em muito Pacaembu, com 14%, e a arena do Palmeiras, com 11%. Também 14% apontam preferem a construção de um novo local, como se estuda fazer com o Piritubão.
 

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host