UOL Esporte Futebol
 
19/03/2010 - 13h58

Fifa elogia pela primeira vez o projeto do Morumbi para a Copa de 2014.

Do UOL Esporte
Em São Paulo

A luta que a cidade de São Paulo trava para receber a abertura da Copa do Mundo de 2014 teve um capítulo positivo nesta sexta-feira. Pela primeira vez, a Fifa elogiou o projeto do Morumbi, o estádio escolhido pelos paulistas para receber os jogos do Mundial.

“As últimas informações que recebemos sobre a Copa de 2014 são boas. Até mesmo do Morumbi, que já virou uma saga entre a Fifa e São Paulo. O último projeto que recebemos preenchem todos os requisitos pedidos”, afirmou o secretário-geral da entidade, Jerome Valcke, em entrevista coletiva após a reunião do comitê executivo da entidade na Suíça.

Segundo ele, o novo projeto apresentado pelo estádio é uma evolução. Ele não citou, porém, se o local irá receber um upgrade de qualificação. Oficialmente, a entidade aprova o Morumbi apenas para jogos da 1ª fase e oitavas de final. A cidade de São Paulo, porém, quer a abertura do Mundial.

"Os planos de reforma do Morumbi eram um problema. E o projeto que recebemos recentemente nos deixou satisfeitos com as evoluções. O que foi pedido está sendo atendido", resumiu o dirigente.

A sinalização positiva mostra que as mudanças que o São Paulo Futebol Clube, responsável pelos ajustes no Morumbi, fez no projeto de reforma estão no caminho certo. No mês passado, o clube contratou um escritório de arquitetura alemão, com experiência em reforma e construção de estádios para Copas do Mundo, para readequar o local.

As reclamações em relação aos primeiros projetos envolviam a necessidade de reformas e mudanças estruturais. Os novos planos contam com duas novidades nas áreas de hospitalidade e de visibilidade do anel inferior. Obras de esgoto e saneamento básico foram executadas. O custo da reforma completa do Morumbi está estimado em R$ 290 milhões.

Fora da polêmica do petróleo

Valcke também evitou polêmicas ao falar sobre possíveis dificuldades financeiras gerada pela mudança na lei dos royalties do petróleo. Nesta semana, o Rio de Janeiro fez uma manifestação contra mudanças na divisão dos lucros da extração de óleo, alegando que o Rio de Janeiro perderia receita e não poderia reformar o Maracanã e modernizar a cidade para a Copa do Mundo de 2014, nem organizar as Olimpíadas de 2016.

"Não estamos preocupados para a Copa do Mundo. Para as Olimpíadas é outra história. Mas conversamos com Ricardo Teixeira (presidente da CBF e do Comtiê Organizador do Mundial) e ele não relatou nenhum problema com as garantias governamentais dadas", explicou Valck ao ser questionado sobro o assunto. "Financeiramente, a Copa do Brasil, inclusive, já tem uma série de acordos com parceiros comerciais fechados. O número é maior, inclusive, do que tínhamos na África do Sul na mesma época".

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host