Rodrigo Mattos

Rodrigo Mattos

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Protesto de técnico do Chelsea não vai mudar paralisações por clima na Copa

Quando faltavam apenas cinco minutos para final de Chelsea e Benfica, pelo Mundial de Clubes, o jogo foi paralisado por conta de condições climáticas. Após duas horas de interrupção, a partida voltou com um gol do Benfica que levou a disputa de vaga para a prorrogação - vencida pelo time inglês.

Irritado, o técnico do Chelsea, Enzo Maresca, fez o mais vocal protesto contra a paralisação. "Pessoalmente, para mim, isso não é futebol. Já suspenderam sete, oito, nove partidas aqui. Acho que é uma piada, sinceramente."

Foram seis jogos interrompidos por eventos climáticos no Mundial, na realidade. Apesar do protesto de Maresca e de críticas do mundo do futebol, a Fifa e os EUA não vão mudar essa regra para a Copa-2026.

Por quê? Há legislações estaduais nos EUA em relação à proximidade de raios. Como não há um padrão nacional, a Fifa adotou o mesmo protocolo usado pela NFL (liga de futebol americano).

Pelo padrão, há medidas a serem tomadas por proximidade de 25 milhas, 15 milhas e 8 milhas. Quando chega nesta distância de 8 milhas, há a interrupção e todo o público é orientado a se abrigar em lugares cobertos.

A decisão é tomada por uma equipe do estádio, envolvendo Fifa e autoridades locais. Isso será repetido na Copa-2026, apesar das reclamações.

Questionado, Arséne Wenger, chefe de desenvolvimento global do futebol, acredita que a medida é normal e aceitável. Reconheceu, no entanto, o impacto para o andamento da partida.

"Para mim, parece completamente normal e aceitável. Não é o ideal, eu concordo com você, porque você quer ter a fluidez do jogo do primeiro até o último minuto, mas quando você organiza uma competição, tem que priorizar a segurança", disse ele, em entrevista.

Ou seja, durante a Copa do Mundo, quando faltarem cinco minutos para o fim do jogo do seu país e ele estiver ganhando, torça também contra a presença de raios. Ou tudo pode mudar.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.