Rodrigo Mattos

Rodrigo Mattos

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Por que a posição do Botafogo na eleição da CBF surpreendeu clubes

O Botafogo foi um dos clubes que não quiseram apoiar a chapa de Reinaldo Carneiro Bastos para a CBF. O alvinegro optou por referendar a candidatura de Samir Xaud.

A postura do Botafogo em reuniões com os clubes causou surpresa e indignação em parte dos times.

No sábado, os clubes da LFU (Liga Forte União) se reuniram inicialmente para discutir a questão. O CEO do Botafogo, Thairo Arruda, entrou via videoconferência, de Lyon, na França, onde tratava de questões do grupo Eagle, dono do SAF alvinegra.

Ao se manifestar, Thairo disse que não se sentia à vontade em apoiar Carneiro Bastos. Isso está confirmado. A partir daí, há uma contradição nas versões.

Dois dirigentes apontaram que Thairo mencionou, neste momento, que não poderia apoiar o presidente da Federação Paulista por acordos em Brasília. Para todos os cartolas, o dirigente alvinegro estava preso a esses compromissos. E Thairo manifestou, por isso, seu desconforto em se aliar ao grupo.

Todos os cartolas entenderam que as falas do executivo da SAF foram muito ruins, pois não priorizavam os interesses dos clubes na eleição.

Ao mesmo tempo, Thairo Arruda disse também que o Botafogo não apoiaria a chapa de Samir porque nela estava Flávio Zveiter. Argumentava que houve problemas da LFU com o advogado que é um dos vices na chapa de Samir Xaud. Essa parte da versão foi confirmada por todos os cartolas da LFU ouvidos.

Mas, no sábado à noite, ou seja no mesmo dia, o Botafogo assinou a chapa de Xaud, segundo apurou o UOL.

Essa mudança de posição causou indignação em alguns dirigentes que não entenderam o movimento.

Continua após a publicidade

O Botafogo não vai se posicionar oficialmente. Mas a versão que vem do clube é que a posição de Thairo na reunião foi para tentar mobilizar os pares a se unirem por uma discussão mais longa sobre o processo eleitoral, em prol de tentar algo menos corrido.

Os demais clubes, então, rebateram dizendo que o cenário da marcação da eleição já estava posto e fechado para o dia 25. Mas, segundo o lado alvinegro, ainda era preciso avaliar qual lado abraçar. Ao fim das contas, Botafogo se juntou a outros nove clubes e engrossou as fileiras do lado de Xaud.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.