Rodrigo Mattos

Rodrigo Mattos

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Fifa permite contratação temporária para Mundial e dá prazo de inscrição

A Fifa publicou as regras da janela de transferência excepcional para o Mundial de Clubes. Pelo regulamento publicado, há um indicativo de que a inscrição de jogadores somente para o Mundial será permitida.

E ficou como fixada a data limite de 10 de junho para inscrição de todos os atletas que participação do Mundial, com uma lista entre 26 e 50 atletas. Essa relação depois será restrita a 26 a 35 jogadores para constituir o grupo definitivo.

A janela de transferência excepcional para o Mundial é de 1º de junho até 10 de junho. Há impacto para países como o Brasil que só teriam a abertura para contratação posteriormente.

Quem poderá usufruir desse período no Brasil são Flamengo, Palmeiras, Botafogo e Fluminense, participantes da competição. O Mundial começa no dia 14 de junho.

Ao publicar um documento com perguntas e respostas, a Fifa informou que o período de inscrição adicional é independente das outras janelas fixadas pelas associações membros. Ou seja, não haverá nenhum impacto em outros períodos de contratação. Isso abre brecha para contratações temporárias só para o Mundial.

Além disso, são permitidos empréstimos para o Mundial. Só que tem que ser respeitado o limite de empréstimos do regulamento da Fifa que limita o número de atletas cedidos temporariamente por cada time no mundo.

Há uma especulação em torno de um movimento para que Cristiano Ronaldo participe do Mundial por um dos clubes. Isso porque o Al Nassr, seu time, está fora da competição.

Além do período de inscrição até 10 de junho, há um intervalo extra durante a competição, de 27 de junho até 3 de julho, para acrescentar ou substituir jogadores. Há limitações nesse caso.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.