Rodrigo Mattos

Rodrigo Mattos

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Surpresos, Conmebol e Fifa estudam queda de Ednaldo para avaliar atuação

A Conmebol e a Fifa já começaram a estudar o processo judicial que levou ao afastamento de Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF. O objetivo é saber se houve interferência externa indevida na confederação, o que é vedado pelas regras das entidades. Um descumprimentos dos estatutos pode levar a eventual sanção da CBF.

Houve pelo menos um membro do Conselho da Fifa, Ignacio Alonso, que manifestou bastante incômodo com a situação.

Mas a atuação de fato das duas entidades vai depender da análise do caso. No afastamento anterior de Ednaldo, feito pela Justiça, Fifa e a Conmebol enviaram uma carta com ameaça de punição à CBF.

"Vamos estudar o caso porque afeta a Conmebol. É um presidente de uma federação nacional associado, membro do Conselho da Conmebol, da Fifa. Não posso ainda falar porque não conheço", disse a diretora jurídica da Conmebol, Monserrat Jiménez.

Por enquanto, a confederação sul-americana vinha fazendo um monitoramento distante. Esperava uma decisão judicial que afetasse Ednaldo para se aprofundar no caso.

"Da outra vez, a CBF nos tinha informado de todos os detalhes do processo. Desta vez, não. Então teremos de analisar", contou Jiménez. "A intervenção externa nos organismos esportivos se caracteriza quando não há uma validade constitucional."

O uruguaio Inágnio Alonso, membro do Conselho da Fifa e da Conmebol, se mostrou incomodado. "Eu não gosto, mas não tenho conhecimento do caso", disse ele.

Questionado, disse que pode, sim, ser um caso para ser estudado pelo Conselho da Fifa.

O departamento legal da Fifa já se aprofunda no caso, assim como a Conmebol. O objetivo é entender o cenário e saber se há desrespeito ao estatuto e interferência externa.

Continua após a publicidade

O interventor nomeado pela Justiça é Fernando Sarney, que é vice-presidente da CBF. Em sua petição, ele alega que a sua nomeação não caracterizaria uma interferência externa.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.