Rodrigo Mattos

Rodrigo Mattos

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Definição de adversário do Flamengo vira imbróglio jurídico e de regras

A Fifa decidiu pela exclusão da Léon do Mundial de Clubes por ter o mesmo dono do Pachuca, outro participante da competição. Isso iria ferir o regulamento da competição. O time mexicano estava no grupo do Flamengo juntamente com Chelsea e Esperánce.

Pelo regulamento do Mundial, cabe ao secretário-geral da Fifa definir quem vai substituir o clube. Está previsto no artigo 10.4 do texto, juntamente com dois critérios.

Só que há um imbróglio jurídico no meio do caminho. O Alajulense, da Costa Rica, já tem uma ação no CAS (Justiça Desportiva) em que pede a vaga do Léon antes mesmo da decisão da Fifa. E o próprio León promete recorrer ao CAS para tentar recuperar a vaga.

É improvável que a Fifa tome uma decisão sobre o novo participante antes de uma decisão do CAS, porque a definição poderia ser revertida novamente.

Se vencer as ações na Justiça Esportiva, aí a cúpula da Fifa poderá definir o novo time participante. É certo que será um time da Concacaf (Confederação da América Central, Norte e Caribe).

O artigo 10.4 fala em "levar em conta, em particular, o respectivo ranking de clubes referente e a aplicação da cota por confederação e/ou membro associação da qual o clube relacionado é afiliado".

Bem, pelo ranking, o mais bem posicionado sem vaga garantida seria o América do México. Só que, em outro artigo, há uma restrição a classificação de mais de dois times por país a não ser por título continental. O México tinha três times, Léon, Pachuca e Monterrey, por ter ganho a Concachampions.

Mas, como o América não tem título, seria barrado porque já há dois mexicanos?

E também já existem dois times americanos, Inter Miami e Seatle Sounders. Teoricamente, o próximo país seria justamente a Costa Rica, com o Alajulense, na 15ª posição.

Continua após a publicidade

Mas a Fifa sempre pode argumentar que substitui um mexicano por um mexicano ou que o Inter Miami não conta na restrição por ter vaga do país-sede. E, neste caso, colocar uma equipe do México ou dos EUA. O Philadelphia Union, quarto do ranking, seria outro candidato à vaga no Mundial.

O CAS e a Fifa têm três meses para desenrolar esse novelo e definir um dos adversários do Flamengo no Mundial.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.