Por que Flamengo não assinou repúdio da Libra à Conmebol sobre racismo
Ler resumo da notícia
A Libra, grupo que reúne clubes da Série A, fez uma nota de repúdio à declaração do presidente da Conmebol, Alejandro Dominguez, que comparou a ausência de times brasileiros da Libertadores a "Tarzan sem Chita". Dos nove times da Primeira Divisão, apenas o Flamengo não assinou. A explicação é um entendimento institucional do clube sobre a legitimidade da representação da Libra neste caso.
A fala de Dominguez ocorreu após o sorteio da Libertadores em um contexto em que a Conmebol é criticada por ser condescendente com o racismo. Ele pediu desculpas depois de uma nota dizendo que não teve "a intenção de menosprezar nem desqualificar ninguém".
Anteriormente, clubes da Libra e da Liga Forte União já tinham assinado uma carta pedindo exclusão do Cerro Porteño pelo caso de racismo contra Luighi.
Na nova nota, a Libra diz que Dominguez "utilizou uma analogia de evidente cunho racista e preconceituoso" ao falar em Tarzan e Chita. Da Série A, assinam Atlético-MG, Bahia, Grêmio, Palmeiras, Red Bull Bragantino, Santos, São Paulo e Vitória.
A diretoria rubro-negra entende que o assunto não deveria ser tratado via Libra. Para a cúpula do Flamengo, é um tema grave que a CBF deve lidar de forma institucional. Ou seja, é a entidade que tem que representar os clubes nesse conflito com a Conmebol.
O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, não esteve no sorteio da Libertadores, nem mandou representante por estar insatisfeito com as atitudes da Conmebol contra o racismo. Foi um protesto.
A recusa do Flamengo em assinar a nota da Libra ocorre em um contexto em que o clube questiona internamente a entidade e os termos do contrato da associação com a Globo para o Brasileiro.
A diretoria rubro-negra entende que foi prejudicada pelas condições do acordo e pede alterações em alguns critérios de divisão. E também decidiu vender em separado os direitos internacionais.
O clube segue como membro da Libra, mas cada vez mais trabalha por uma associação de todos os clubes, e não só da organização da qual faz parte. Há um questionamento sobre a representatividade da Libra neste contexto, o que se acentua com a decisão de não assinar a nota.
Posteriormente à publicação da matéria, o Flamengo soltou uma nota oficial:
"O Flamengo luta contra qualquer forma de racismo e discriminação há muito tempo e reafirma seu compromisso no combate estrutural ao racismo no futebol e na sociedade. No entanto, entendemos que as relações institucionais com a Conmebol devam ser conduzidas pela CBF, entidade que representa oficialmente os clubes brasileiros nos torneios sul-americanos.
No Flamengo, o combate ao racismo vai muito além do discurso. Além do manual interno de Combate ao Racismo, finalizamos os ajustes jurídicos para incluir em nosso estatuto uma cláusula antirracismo. O Flamengo tem plena consciência de sua enorme responsabilidade social e busca, todos os dias, ações estruturais que tragam impacto positivo real para o futebol e para a sociedade."
Veja abaixo a nota da Libra sobre a Conmebol:
"Os clubes brasileiros Atlético-MG, Bahia, Grêmio, Palmeiras, Red Bull Bragantino, Santos, São Paulo, Vitória, Ferroviária, Paysandu, Remo, Volta Redonda, ABC, Brusque, Guarani e Sampaio Corrêa - membros da LiBRA - vêm a público manifestar seu profundo repúdio às declarações do presidente da CONMEBOL, Alejandro Domínguez, que, ao comparar a possível ausência das equipes brasileiras na Copa Libertadores a "Tarzan sem Chita", utilizou uma analogia de evidente cunho racista e preconceituoso.
A gravíssima declaração de Dominguez traz à tona o evidente preconceito enraizado no ambiente do futebol, reforça estereótipos racistas, perpetua a desumanização de pessoas negras, além de demonstrar total insensibilidade em relação a temas de extrema urgência, como o combate ao racismo e a promoção da diversidade no futebol.
Os clubes brasileiros reafirmam seu compromisso com a luta contra o racismo e com a promoção de um futebol inclusivo e respeitoso. Não aceitaremos calados nenhum tipo de discriminação, seja em campo, nas arquibancadas ou nas declarações de dirigentes.
Atlético-MG Bahia Grêmio Palmeiras Red Bull Bragantino Santos São Paulo Vitória Ferroviária Paysandu Remo Volta Redonda ABC Brusque Guarani Sampaio Corrêa"
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.