Como Flamengo se inspira no Barça para ganhar dinheiro com TV
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O Flamengo lançou seu novo projeto de TV nesta semana com reforços de nomes conhecidos como João Guilherme e Daniela Boaventura. Esse programa é prioritário dentro do clube com o objetivo de alavancagem de receitas. Mas como isso será obtido?
Primeiro, na questão de investimento, o Flamengo mudou a infraestrutura de produção. Em vez de terceirizar todos os serviços, o clube levou boa parte da TV para dentro.
E cortou custos de produção como caminhões para transmissões em jogos. Às vezes, o clube contratava dois veículos desses com operações gigantes para jogos que iria passar sem imagens. Isso será substituído pelos mochilinks, já usados em TVs. Segundo o clube, o projeto é hoje autossustentável.
Por contrato, o Flamengo tem o direito da imagem do feed limpa produzida pela Globo. Essa imagem pode ser usada na transmissão para o exterior que o clube vai explorar via aplicativo.
Esse é o primeiro método para ganhar dinheiro. Assinaturas de pacotes de 19 jogos para o exterior ou venda de partidas avulsas. O Flamengo estima em 1 milhão o número de rubro-negros fora do país. A conta é de tentar atingir pelo menos um quarto desse público, o que daria 250 mil pessoas.
Para isso, o clube investe mais pesado em infraestrutura do aplicativo, já que houve problemas no sistema usado para transmissões do Carioca em 2020. A ideia é estrear a venda de pacotes já no jogo com o Internacional, o primeiro do Brasileiro. Os preços dos pacotes foram debatidos, mas ainda não fechados.
Para o Brasil, o modelo é de TV Aberta sob o ponto de vista de rentabilização. Ou seja, o clube tem como estratégia atrair o máximo de audiência possível por meio de uma grade de programação, de transmissões e narrações.
Se a forma de ganhar dinheiro é de TV Aberta, o modelo de programação será bem diferente. Há a percepção de que a Fla TV funcionava como uma TV mesmo, e agora vai se utilizar a linguagem de internet.
Uma inspiração é a Barça TV, que é considerado o modelo mais bem-sucedido no mundo. O canal de YouTube tem mais de 20 milhões de inscritos. E o clube tem vídeos de bastidores, de jogadores fazendo brincadeiras, de sequências de lances belos de seus jogadores, etc.
Em uma crise financeira, o Barcelona foi capaz de vender boa parte dos estúdios Barça para levantar recursos.
No Flamengo, a ideia é ganhar dinheiro com atração de patrocínios e aumentar o valor dos próprios parceiros atuais. Quando se negociar o próximo contrato, o clube pode mostrar o nível extra de exibição na Flamengo TV, o que já deu certo com o crescimento das mídias sociais do clube.
A Flamengo TV é uma das apostas para compensar a perda entre R$ 80 milhões e R$ 100 milhões com o contrato do Brasileiro da Globo/Libra.
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