Rodrigo Mattos

Rodrigo Mattos

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Sem Ronaldo, CBF convoca eleição para dia 24 e Ednaldo não deve ter rival

A CBF convocou a eleição para presidente para o dia 24 de março pouco depois da desistência de Ronaldo de candidatura. A tendência é que o atual presidente da confederação, Ednaldo Rodrigues, seja candidato único.

A convocação foi publicada em jornais neste domingo, marcando o pleito para dia 24. O estatuto da CBF prevê que a votação seja assinalada para até oito dias depois.

As chapas podem ser inscritas até cinco dias antes da eleição. Mas, para isso, é preciso haver um apoio de quatro federações e oito clubes.

Ednaldo Rodrigues conta com amplo apoio entre as federações. Tanto que entre 23 e 25 entidades estatuais recusaram encontros com Ronaldo. Como publicado pelo blog, isso inviabilizou sua candidatura a presidente da CBF - ele anunciou a desistência durante a semana.

Sem o ex-jogador no quadro, é improvável também o registro de outra chapa já que são 27 federações estaduais.

Ednaldo tem o mandato até abril de 2026. Se confirmada sua reeleição, garantiria mais quatro anos à frente da CBF, com sua permanência até 2030. Após modificação no estatuto, ele ainda poderia tentar mais uma reeleição.

Fazem parte do corpo eleitoral da CBF 27 federações, 20 clubes da Série A e 20 clubes da Série B. Mas o voto tem peso diferentes, sendo três para as entidades estaduais, dois para os times da elite, e um para a Segundona.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.