Fifa analisa aumentar número de seleções em Copas masculina e feminina
Ler resumo da notícia

A Fifa vai estudar propostas para expandir as Copas masculina e feminina para além do número atual de participantes. No caso da masculina, seria um crescimento de 48 para 64 seleções. Já na feminina seriam de 32 times para 48.
A chance maior, no momento, é do inchaço na competição das mulheres, que é citada como possibilidade pelo presidente da Fifa, Gianni Infantino.
O New York Times publicou sobre uma proposta de aumento da Copa masculina para 64 times em 2030, Mundial com sede em Marrocos, Espanha e Portugal. Essa ideia saiu do membro da federação uruguaia.
Um porta-voz da Fifa confirmou a proposta que será analisada.
"Uma proposta para analisar uma Copa com 64 times para celebrar o centenário da Copa do Mundo em 2030 foi espontaneamente levantada por um membro do Conselho da Fifa na parte de miscelânea da agenda perto do final da reunião do Conselho da Fifa ocorrida em cinco de março de 2025. A ideia foi recebida já que a Fifa tem o dever de analisar qualquer proposta de um dos membros do Conselho".
Mas, anteriormente, a entidade tinha se mostrado contrária a mais jogos na América do Sul na Copa de 2030. Uruguai, Argentina e Paraguai vão receber, cada um, uma partida do Mundial em comemoração ao centenário da competição.
Ao mesmo tempo, é discutida a expansão do Mundial feminino para 48 times para a edição de 2031, depois da Copa no Brasil, que será em 2027. Essa proposta tem mais adesão no momento dentro do Conselho da Fifa, segundo apurou o blog.
"Talvez, talvez, possa aumentar o número de participantes de 32 para 48 times", disse o presidente da Fifa, Gianni Infantino, sobre a escolha da Copa de 2031 e 2035. Países de Concacaf, Europa e África poderão participar na rotação.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.