CBF vai voltar a divulgar análise sobre erros e acertos de árbitros
Ler resumo da notícia

A mudança na comissão de arbitragem da CBF vai levar à volta da prática de divulgar análises que mostram erros e acertos dos árbitros nas competições nacionais, incluindo Brasileiro e Copa do Brasil. Esse tipo de medida ocorreu durante a gestão de Wilson Seneme, mas depois foi abandonado.
A CBF tem um histórico de idas e vindas com as análises de decisões de juízes. Já divulgou relatório sobre os lances, análise do VAR e até fez um programa para dizer quando havia falhas.
Só que, após o momento de maior pressão, Seneme acabou com os vídeos em que analisava os lances dos campeonatos.
Isso incomodou a cúpula da CBF que gostaria de comunicar ao público uma posição sobre lances polêmicos. Não chegou a ser um ponto decisivo para a saída de Seneme, mas teve um certo peso.
Na nova composição da arbitragem, haverá um Comitê Consultivo de Especialistas Interacionais, composto por ex-árbitros de Copa do Mundo, Nestor Pitana, Sandro Meira Ricci e Nicola Rizzoli. Esse grupo vai analisar os principais lances de rodadas e apontar qual seria a interpretação certa.
A ideia da CBF é divulgar a posição dada pelo comitê em até 48 horas para dar transparência ao processo. Antes disso, a análise será repassada aos próprios árbitros.
Assim, a intenção é de que, a partir dessas análises, seja dada uma orientação para todo o ecossistema do futebol brasileiro. Há uma expectativa de se criar um padrão para a arbitragem em determinados lances. A falta de critério no apito é uma das questões que a CBF que necessitam de melhoria.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.