Rodrigo Mattos

Rodrigo Mattos

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Globo mantém produção e controle sobre a 'cara' do Brasileirão na TV

A Globo vai fazer a produção de imagem de oito dos 10 jogos por rodada do Brasileiro, isto é, 80% do campeonato. A Liga Forte União vai ser responsável pela produção das duas outras partidas, uma para transmissão na Amazon e outra, na Record e no YouTube.

Na negociação entre Globo e Liga Forte União, havia um debate sobre a produção das imagens do pacote de jogos a ser vendidos. Mas, ao final, a emissora manteve o controle sobre esse item.

Antes, no contrato com a Libra, a Globo já tinha o controle da produção de imagens.

Assim, o Brasileiro terá a produção de imagem gráfica da Globo em 80% partidas. Só que a emissora costuma dar uma cara diferente para cada uma das suas plataformas, TV aberta, SporTV e Premiere.

Enquanto isso, a LFU vai fazer a produção com a sua cara para os jogos da Amazon e da Record e YouTube. Há, nas duas últimas plataformas, inclusive um patrocinador cuja receita vai para os clubes, no caso a Betano.

Esse arranjo representa também uma redução de custos para os times da LFU. Cada partida tem um gasto de R$ 100 mil a R$ 120 mil, a depender da produção. Esse valor terá de ser descontado da receita obtida com os contratos de transmissão. Com menos jogos para produzir, o custo é menor.

Mas, de qualquer maneira, perde-se mais uma vez a oportunidade de o Brasileiro ter uma cara única gráfica que o identifique para todo mundo. Essa é uma característica de ligas mais desenvolvidas, e mesmo da Libertadores.

É possível identificar claramente um jogo da competição pelo seu pacote gráfico e produção.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.