Topo

Rodrigo Mattos

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Federação espanhola promete à CBF regras para punir racismo em jogos

Vinícius Jr voltou a ser alvo de ataques após sofrer com racismo na partida entre Valencia e Real Madrid - GettyImages
Vinícius Jr voltou a ser alvo de ataques após sofrer com racismo na partida entre Valencia e Real Madrid Imagem: GettyImages

Colunista do UOL

23/05/2023 19h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Real Federação Espanhola de Futebol prometeu, em carta enviada à CBF, regras para punir de maneira efetiva casos de racismo em eventos esportivos no país.

A medida foi uma resposta à carta enviada por Ednaldo Rodrigues, presidente da federação brasileira, por conta dos casos de racismo contra o atacante brasileiro Vinicius Jr, do Real Madrid.

No texto, o presidente da RFEF, Luis Rubiales, prometeu regras para punirem atos racistas. Segundo o dirigente, isso vai ocorrer com a regulação da nova lei do esporte na Espanha.

"Estamos totalmente comprometidos na erradicação dessas ações desprezíveis. A nova lei do esporte aprovada na Espanha nos dá total capacidade de agir e nós estamos trabalhando com a administração estatal para desenvolver a regulação relevante para que a RFEF possa fazer seus poderes de sanção de forma efetiva em face deste tipo de conduta na esfera esportiva", diz a carta.

A nova lei do esporte espanhola foi aprovada em dezembro de 2022 e estabelece atribuições para a La Liga e a Federação Espanhola dentro do sistema esportivo.

Há órgãos estatais e esportivos na Espanha para investigar atos de racismo nos estádios, mas as denúncias sobre o racismo cometido contra Vinicius Jr têm resultado em poucas condenações e penas brandas.