Topo

Rodrigo Mattos

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Flamengo e Fluminense recusam oferta de empresa por direitos do Carioca

Jogadores do Fluminense comemoram a conquista do título de campeão após partida com o Flamengo válida pela final do Campeonato Carioca - ANDRÉ FABIANO/ESTADÃO CONTEÚDO
Jogadores do Fluminense comemoram a conquista do título de campeão após partida com o Flamengo válida pela final do Campeonato Carioca Imagem: ANDRÉ FABIANO/ESTADÃO CONTEÚDO

20/10/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Flamengo e Fluminense não aceitaram a oferta da empresa Brax para negociar todos os direitos do Campeonato Carioca. A agência de marketing foi escolhida pela Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) para negociar a competição, mas são os clubes que detêm o poder de vender seus jogos como mandantes.

A Brax fez uma oferta à Ferj com o mínimo garantido entre R$ 50 milhões a R$ 60 milhões pelo Estadual. Em troca, teria prerrogativa de negociar todos os direitos da competição com televisões e plataformas de streaming. Já até tinha iniciado conversas.

Só que o Flamengo não aceitou as condições da Brax de obter todos os direitos com exclusividade, inclusive do pay-per-view. O clube tem vendido seus jogos por meio da Fla TV ou de operadoras com receita separada de outros clubes. A intenção do clube era manter esse modelo.

Como a Brax insistiu na exclusividade, o clube rubro-negro não quis dar aval para a empresa representá-lo na venda. O Fluminense também não autorizou a empresa a negociar em seu nome com possíveis detentores de direitos, segundo apurou o blog.

Com isso, as negociações dos direitos do Carioca a partir de 2023 estão travadas. Já as empresas interessadas não têm interlocutores para conversar sobre compras dos jogos.

Desde o rompimento do contrato com a Globo, em 2020, as negociações dos direitos do Carioca têm ficado para próximo da competição. Com isso, costuma haver uma redução do valor obtido. O campeonato tem ganhado receitas bem abaixo do Paulista.