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Rodrigo Mattos

REPORTAGEM

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Flamengo turbina sócios e renda, bate meta de premiação e cumpre orçamento

Pedro, do Flamengo, comemora gol contra o Athletico-PR pela Copa do Brasil - Gabriel Machado/AGIF
Pedro, do Flamengo, comemora gol contra o Athletico-PR pela Copa do Brasil Imagem: Gabriel Machado/AGIF

20/08/2022 04h00

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A boa fase do Flamengo em campo tem reflexo direto nas finanças. O clube já bateu a meta orçamentárias para premiações com as classificações às semifinais da Copa do Brasil e da Libertadores. E foram impulsionadas as adesões ao sócio-torcedor e vendas de camisas, o que deixa encaminhado cumprir a estimativa de renda.

Para 2022, o Flamengo previu R$ 1,033 bilhão em receita no total. Um número maior do que o ano passado, considerado o valor ajustado, sem receita de 2020. Para isso, contava com maiores rendas de patrocínio, volta de bilheteria e crescimento de sócio. Além disso, teria de atingir rendimento em campo.

Pois bem, ao passar do Athletico-PR, o Flamengo atingiu as duas metas de posições em mata-mata: chegar às semis da Copa do Brasil e da Libertadores. Para o Brasileiro, o objetivo é ficar em segundo lugar. Mas a diferença dentro do G4 é pouco significativa para o orçamento. Ou seja, a partir de agora, são receitas extras com classificações.

O avanço em competições fez crescer o número de sócios-torcedores. O número teve aumento de 15 mil recentemente, o que o deixa próximo de 80 mil sócios.

Mas, além do acréscimo do número de sócios, houve aumento do preço médio pago pelo sócio por conta de uma revisão dos planos e por elevação de nível feita pelos sócios. Na média, cada sócio do Flamengo paga R$ 95,00 por mês.

Assim, é bem possível que o clube supere o previsto no orçamento de R$ 49 milhões. No primeiro semestre, foram R$ 24 milhões neste item.

O resultados de bilheteria também aumentaram com o total de R$ 9,6 milhões só nos jogos diante do Corinthians e Athletico, pelas quartas de final da Copa do Brasil e Libertadores, respectivamente. A meta do final do ano é de 102 milhões.

Pela projeção atual, o departamento de marketing do Flamengo também está com números que indicam que bater a meta de R$ 255 milhões previstos pelo ano. Esse valor era baseado em contratos já assinados, e a venda de camisas tem tido números similares ao ano passado.

O único ponto que ficará em aberto do orçamento é a venda de jogador. O clube ainda terá de negociar atletas até o final do ano.