Topo

Rodrigo Mattos

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Elenco do Flamengo parece com falta de fome e preso a glórias passadas

Jogadores do Flamengo reunidos para o jogo contra o Atlético-MG, no Mineirão, pelo Brasileirão 2022 - Alessandra Torres/AGIF
Jogadores do Flamengo reunidos para o jogo contra o Atlético-MG, no Mineirão, pelo Brasileirão 2022 Imagem: Alessandra Torres/AGIF

20/06/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Atlético-MG e Flamengo enfrentavam-se no Mineirão igualmente em crises técnica e tática. Donos de dois dos três principais elencos nacionais, os times têm exibido problemas de organização e seus principais jogadores já não rendem como antes. Houve uma diferença na partida: engajamento, disposição, intensidade.

É fácil e até meio clichê atribuir atuações ruins à falta de vontade de uma equipe. Em geral, esse tipo de análise está equivocado. Não é o caso do desempenho rubro-negro em Minas.

Desde o início, o time do Galo era o que mais brigava, competia pela bola palmo a palmo. Por isso, levava vantagem com mais posse e presença no campo ofensivo. Esteve longe de ser brilhante: penava para criar situações de gol diante de um Flamengo mais recuado no primeiro tempo.

Do outro lado, o time rubro-negro avançava a marcação em certos momentos, mas o fazia de forma desorganizada permitindo buracos nas costas. Recuava em boa parte do tempo, mas sem encurtar os espaços. Atacava só quando sobrava uma bola aqui e outra ali.

Pela insistência, o Galo conseguiu uma longa troca de passes até a bola parar em Arana livre pela esquerda para fazer o cruzamento que acabou na conclusão de Nacho do outro lado. Havia latifúndios maiores na defesa rubro-negra do que nos pastos do centro-oeste brasileiro.

A torcida atleticana fazia uma festa bonita e se reconciliava, pelo menos temporariamente, com o técnico Turco Mohamed. Já Dorival tirou Andreas e Vitinho no intervalo por Arão e Marinho. Assim como em seu jogo inicial, sua aposta era no centrão rubro-negro, nos medalhões. Não por acaso estava lá Diego Alves no gol, Diego teve seus minutos também.

Se o objetivo é ganhar o grupo, resta saber se o grupo quer dar algo em troca. Não foi o que se viu no segundo tempo. O Atlético-MG recuou, o Turco procurava o resultado que o aliviava e o Flamengo não tinha a menor ideia de como furar a defesa rival.

A bola girava de um lado para o outro lado, desleixada, indolente. A verdade é que o Flamengo não criou nenhuma chance real de gol, daquelas na área, perdida de fato. Zero, uma nulidade.

Enquanto isso, o Atlético-MG teve seguidos contra-ataques, com espaço. Falhou nos lances finais. Até que o cruzamento parou na cabeça de Hulk que encostou em bom pivô para Ademir livre como um passarinho, sem Rodrigo Caio, sem Arão (trotando no meio). E matou o jogo.

Ao final, Arão justificou que é "início de trabalho" e encaixou a lembrança da campanha de 2019 em sua análise para justificar a péssima posição na tabela - o Flamengo é 14o colocado, a um ponto da zona de rebaixamento. Há dez dias era final de trabalho de Paulo Sousa. A atitude do elenco não foi muito diferente.

A impressão é que, com algumas exceções, o elenco do Flamengo acumula gatos gordos ronronando em suas caminhas esperando comida. Sem fome suficiente para se levantarem para buscá-la. Jogam como se o passado lhes desse salvo-conduto, como uma espécie de tour em que devem ser laureados pelos seis feitos. E não há ninguém na cadeia de comando do clube - presidente, diretor ou vice de futebol, técnico - para alertá-los para a realidade diferente que todo mundo vê nas transmissões de quartas e domingo.