Topo

Rodrigo Mattos

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Grêmio decide aderir à Liga e quer discutir regras de divisão de dinheiro

Romildo Bolzan Júnior  - Grêmio
Romildo Bolzan Júnior Imagem: Grêmio

17/05/2022 15h06

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Grêmio anunciou que vai aderir à Liga do Futebol Brasileiro (Libra), mas pretende discutir mudanças nos critérios de divisão de dinheiro já dentro da entidade. Para concretizar sua adesão, a diretoria do clube gaúcho precisa ainda de uma autorização do Conselho Deliberativo. Mas já iniciou os trâmites de documentos para assinar com o grupo.

A Libra é o grupo formado por Flamengo, Corinthians, Palmeiras, Santos, São Paulo, Cruzeiro, Red Bull Bragantino, Botafogo, Vasco e Ponte Prenta. Com o time gaúcho, seriam 11 clubes. A confirmação da Liga se dá com 12 clubes desde que tenham presença na Série A nos últimos três anos - já seriam 10 nessas condições. Há um grupo de 25 clubes das Séries A e B que se reuniu em bloco e pretende negociar com a Libra desta forma.

Questionado por que preferiu aderir à Libra e discutir regras dentro do grupo, o presidente do Grêmio, Romildo Bolzan Jr, disse: "Por que não participamos de nenhum grupo e decidimos encaminhar o tema auxiliando ajudar todos irem para lá em bloco!"

O Grêmio soltou a seguinte nota sobre a Liga:

"O Grêmio comunica, após realizar os devidos ritos de debates internos, a intenção de aderir à Liga do Futebol Brasileiro (Libra). Para que tal propósito se concretize, o Clube ainda sugerirá nos debates posteriores que sejam obedecidas as seguintes pautas: maior justiça na distribuição dos recursos; eliminação de decisões por unanimidade; aperfeiçoamento do critério de distribuição por engajamento; gatilhos que obstruam diferenças predatórias de ganhos nos resultados econômicos com fim do critério de média e preservação de governança autônoma e independente.

O Gremio reitera o desejo de contribuir para a consolidação da Libra, buscando a maior convergência possível para todos os clubes das séries A e B."

Romildo Bolzan Jr informou que a intenção é aderir à Liga e discutir essas pautas dentro do grupo já formado. Para isso, ressaltou a necessidade de um aval do Conselho Deliberativo. Representantes da Libra já enviaram documentação para o Grêmio para assinatura de sua adesão.