Topo

Rodrigo Mattos

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Nem árbitro, nem VAR viram toque em Gabigol em pênalti pedido pelo Flamengo

 Flamengo x Botafogo: Gabigol em ação no Estádio Mané Garrincha - Mateus Bonomi/AGIF
Flamengo x Botafogo: Gabigol em ação no Estádio Mané Garrincha Imagem: Mateus Bonomi/AGIF

15/05/2022 10h10

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Os áudios do VAR da CBF mostram que nem o árbitro Luiz Flávio Oliveira e dos membros da cabine não viram toque de Richardson, do Ceará, em Gabigol, do Flamengo, na área. O jogador e a comissão técnica rubro-negra pediram pênalti. A partida terminou empata em 2 a 2.

As imagens e áudios do VAR liberados pela CBF mostram que Rodrigo Guarizo, árbitro de VAR, avisa que houe um possível pênalti e que iria checar. Em seguida, Luiz Oliveira, que estava na frente do lance, diz que "não toca nele" e afirma que o atacante rubro-negro "escorrega".

Enquanto a análise do lance se desenrola, Luiz Flávio repete quatro vezes "não há o contato". Em uma delas, ele muda a versão inicial sobre o escorregão: "Para mim, ele (Gabigol) toca e se joga".

Depois disso, Guarizo referenda Luiz Flávio: "Pode seguir. Mantém sua decisão. Não tem o contato com ele".

As seguidas repetições da imagem, no entanto, contradizem o árbitro de campo e do VAR. O que se vê é um contato, sim, da chuteira de Richardson na perna de Gabigol. Pode-se discutir se o contato é suficiente para derruba-lo, mas que os vídeos mostram que ele existiu.