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Rodrigo Mattos

REPORTAGEM

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Libertadores e Sul-Americana terão oito pacotes de TV incluindo highlights

Troféu da Copa Libertadores - Heuler Andrey/Getty Images
Troféu da Copa Libertadores Imagem: Heuler Andrey/Getty Images

23/03/2022 04h00

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A Conmebol e a agência FC Diez lançaram a concorrência da Libertadores e da Sul-Americana com um total de oito pacotes de TVs com direitos de transmissão para o Brasil. Entre os novos produtos, há uma novidade: está a venda de direitos de melhores momentos a serem exibidos durante os jogos. Há outros oito pacotes com formato similar para a América Latina, incluindo México.

A licitação é para os contratos da Libertadores e Sul-Americana de 2023 a 2024. Foi aberto em 18 de março e irá receber propostas até 20 de abril.

O Brasil é o mercado mais valioso para a Conmebol, tanto que costuma gerar em torno de 40% da receita da Libertadores. Por isso, os direitos são vendidos em separado do restante do continente.

Quem organiza a concorrência é a FC Diez, agência que paga um mínimo de US$ 350 milhões para a Conmebol pela Libertadores até 2022. A decisão da confederação sul-americana e da empresa foi dividir os direitos de transmissão direta em três, como já publicado pelo blog.

As TVs Abertas (ou streamings abertos) têm direito a dois jogos por rodada na primeira fase. E as Tvs Fechadas (ou streaming fechados) dividem todas as partidas da competição em dois. Estão incluídos nesses pacotes as partidas de quinta-feira, que pertencem atualmente ao Facebook, e as que estão na Conmebol TV.

No total, a Libertadores tem 155 jogos disponíveis. Além disso, quem comprar a competição leva também os dois jogos finais da Recopa.

Fora isso, a FC Diez organizou um pacote de highlights (melhores momentos do jogo). Quem adquirir esses direitos poderá usar lances da partida com um delay em relação à transmissão. Por exemplo, sai um gol e o canal pode passa-lo 5min ou 10min depois, ainda durante a partida.

O mesmo modelo foi adotado para a Sul-Americana que tem um total de 157 partidas. Ou seja, haverá uma divisão em três pacotes de transmissão direta, e outro de highlights. Será a primeira concorrência da competição com o novo formato, com fase de grupos, o que aumentou consideravelmente o número total de partidas.

É esperado uma concorrência dura pelos direitos. Além do detentor atual SBT, a Globo fez acordo com a Conmebol para pagar indenização pela rescisão do contrato anterior, então, mostra bastante interesse no negócio. A Record também entrou no futebol com direitos do Carioca e Paulista.

Nas TVs Fechadas, a Disney tem a intenção de manter os direitos, carro-chefe de jogos de times brasileiros, assim como a WarnerMedia ganhou espaço para investir após sair do Brasileiro. Ambas têm canais de streaming pagos.

Há ainda plataformas como Amazon e Youtube. A Claro e Sky, associadas com a Bandsports, também podem tentar fatias de jogos para manter as transmissões por meio dos canais Conmebol TV.