Topo

Rodrigo Mattos

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Calendário da CBF desfalca times no Brasileiro; Flamengo tentou reduzir

Gabigol desfalcará Flamengo em 2022 - Lucas Figueiredo/CBF
Gabigol desfalcará Flamengo em 2022 Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

04/11/2021 15h19

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Com Igor Siqueira

O calendário de jogos da CBF para 2022 tem cinco conflitos entre datas Fifa de seleções com o Brasileiro da Série A. Ou seja, haverá novos desfalques para equipes durante o principal campeonato. A confederação reduziu o impacto em algumas rodadas. Mas não foi atendido pleito do Flamengo de diminuir ainda mais os conflitos entre datas.

Houve uma reunião entre a CBF, clubes e federações para falar sobre calendário. É a primeira vez que a confederação faz uma reunião ampla neste sentido. A palavra final, no entanto, é da confederação.

Antes da reunião, a CBF tinha feito um trabalho para tentar reduzir os conflitos entre as datas Fifa e os jogos de clubes. Os Estaduais tinham início previsto para o dia 29 de janeiro, o que foi antecipado para 26 de janeiro. Além disso, a CBF estendeu o Brasileiro por mais tempo, abrindo mão de algum tempo de treinamento da seleção para a Copa. A temporada acabará em 14 de novembro. Com isso, a confederação conseguiu poupar três rodadas do Brasileiro de desfalques ao time.

O documento apresentado na reunião ainda tem cinco datas Fifa com conflitos no Brasileiro. São quatro rodadas de junho e uma de setembro.

Durante a reunião, a diretoria do Flamengo insistiu que poderia ser feita uma antecipação do Estadual até para o meio de janeiro. A intenção era que fossem poupadas mais três rodadas dos Estaduais de desfalques. Assim, só haveria dois jogos afetados.

Mas, durante a reunião, a CBF alegou que havia contratos relacionados aos Estaduais que seriam descumpridos. Além disso, houve o argumento de que isso impactaria nas férias dos jogadores. A Federação Mineira de Futebol afirmou que não poderia começar o campeonato tão cedo por seus compromissos - a entidade não tem contrato de televisão no momento. Com isso, o pleito do Flamengo foi rejeitado.

O diretor de competições, Manoel Flores, ressaltou que a CBF estava fazendo o máximo esforço para poupar os clubes. O Flamengo, no entanto, saiu insatisfeito porque queria seu time inteiro para a disputa do Brasileiro.

Na temporada de 2021, o calendário inicial da CBF previa desfalques para os times em 18 rodadas do Brasileiro. Após negociações e deslocamentos, os clubes ainda sofreram sem seus principais atletas em 13 jogos da competição.

Além do Brasileiro, há impactos nos times no início do Estadual. Mas isso foi bem aceito pelos clubes.